SALESóPOLIS, SP — A recente aterrissagem, sem anúncio prévio, de um avião dos Estados Unidos no Brasil despertou bastante interesse e especulação. A Força Aérea Brasileira (FAB) confirmou a presença da aeronave estrangeira, mas dispersou qualquer polêmica.

No fim da tarde de ontem (19) um avião da Força Aérea dos Estados Unidos pousou em Porto Alegre (RS), e mais tarde seguiu voo para Guarulhos (SP).
Chamou atenção o fato do pouso nas duas capitais não ter sido avisado a FAB, e por isso foi necessário uma breve investigação da Polícia Federal para identificar do que se tratava a visita sem hora marcada.
Por que o avião dos Estados Unidos pousou no Brasil?
De acordo com a FAB, os pousos surpreendentes do avião dos Estados Unidos foram autorizados pelo Ministério da Defesa brasileiro. Mas, não foi divulgado oficialmente o motivo da escala da aeronave no Brasil.
O Estadão apurou que o voo transportou diplomatas dos EUA para Porto Alegre. O avião – um Boeing 757-200 – ficará estacionado em Guarulhos por dois dias.
No entanto, a FAB não emitiu nenhum comunicado oficial sobre o objetivo do voo e quem são os passageiros.
Por que a Polícia Federal foi acionada?
De acordo com a Polícia Federal, a visita a aeronava dos Estados Unidos é um procedimento “de praxe”, e acrescentou para o Estadão que “nada de anormal aconteceu”.
O aeroporto de Guarulhos, o GRU Airport, confirmou a chegada do Boeing 757-200 na noite de ontem (19) e se limitou em dizer em comunicado oficial que o pouso foi autorizado pelo Ministério de Defesa do Brasil.