Seu cachorro pode ficar gripado; Saiba quais são os sintomas mais comuns

SALESóPOLIS, SP — Quando seu cachorro está gripado, ele pode apresentar sinais que preocupam. É importante identificar os sintomas da gripe canina para agir rapidamente. Vamos explicar quais são esses sinais e como ajudar seu amigo peludo.

cachorro gripado
Seu cachorro pode ficar gripado; Saiba quais são os sintomas mais comuns
(Foto: I.A)

Sintomas mais comuns que indicam gripe em cachorro

Se perceber que seu cachorro está gripado, fique atento a sintomas como:

  • Espirros frequentes e repetidos
  • Tosse seca ou úmida
  • Corrimento nasal claro ou amarelado
  • Febre leve, geralmente entre 38,5°C a 39,5°C
  • Apatia e menor interesse por atividades diárias

Como em humanos, a gripe nos cães pode variar de leve a grave, dependendo da saúde do animal. Além disso, seu cachorro pode mostrar letargia e desconforto. Não ignore esses sinais, procure orientação veterinária caso os sintomas persistam ou se agravem.

Cachorro gripado precisa de remédio?

Há uma pergunta comum: cachorro gripado precisa de remédio? Normalmente, casos leves de gripe canina se resolvem sozinhos com cuidados básicos, como manter o animal aquecido e hidratado.

Nos casos mais graves, o veterinário pode prescrever medicamentos para aliviar os sintomas ou prevenir infecções secundárias.

Como evitar que seu cachorro fique gripado

Cuidados preventivos são essenciais. Mantenha as vacinas do seu cão em dia e evite locais com alta concentração de animais, especialmente durante surtos de doenças respiratórias.

Oferecer uma alimentação balanceada e garantir que o ambiente onde o cão vive seja limpo e arejado também ajuda. 

Sempre busque orientação veterinária para o cuidado adequado. Ao notar qualquer alteração no comportamento do seu cachorro, como os sinais de gripe mencionados, não hesite em procurar um profissional. Assim, você garante a saúde e a felicidade do seu melhor amigo.

 

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com