Algumas histórias, de fato, emocionam por unir afeto e inovação. É o caso de Lily Born, que aos 11 anos ganhou destaque mundial criando uma caneca especial para seu avô, que tinha diagnóstico de Parkinson.
A invenção nasceu em 2014, e veio de uma necessidade familiar. Contudo, acabou se transformando em um produto de sucesso, movimentando milhões de dólares.
Como tudo começou: a criação da caneca
A ideia surgiu quando Lily tinha apenas 9 anos. Porém, algo chamava sua atenção demais: as dificuldades do avô para segurar canecas comuns. Elas sempre viravam por causa dos tremores da doença.
Foi então que ele desenvolveu um modelo com três pés integrados à base, o que garantia maior estabilidade.
Com o apoio do pai, a invenção recebeu o nome de Kangaroo Cup e não demorou muito para chamar atenção.
Uma campanha de financiamento coletivo ajudou a colocar o produto no mercado, superando expectativas e atraindo compradores de vários países.
Evolução das canecas no mercado
A primeira versão era de plástico simples, mas logo passou por melhorias. Em seguida, vieram as produções em cerâmica e depois em um plástico mais resistente.
Este últimos, aliás, trouxe alças ergonômicas e design que mantém o centro de gravidade baixo, evitando derramamentos.
Esse formato tornou a caneca indispensável para pessoas com Parkinson e outros problemas de mobilidade, que passaram a ter mais autonomia no dia a dia.
O sucesso foi imediato. Mais de 1.000 copos de cerâmica e 10.000 unidades de plástico foram vendidos por meio das plataformas Indiegogo e Kickstarter.
A popularidade, portanto, consolidou a Kangaroo Cup como uma solução prática e acessível para famílias que lidam com limitações motoras.
Como está a inventora uma década depois?
Atualmente com 21 anos, Lily é diretora da Imagiroo, empresa que fundou para continuar produzindo as canecas. Além de trabalhar no design e no marketing dos produtos, ela também se dedica às artes, como atuação e música.
Segundo a jovem, a nova versão lançada recentemente é inquebrável e não se restringe apenas a pessoas com Parkinson. Assim, ela foca também em crianças e adultos, ampliando as pessoas que consegue ajudar.
As canecas continuam à venda no site oficial da Imagiroo e seguem fazendo sucesso. Mais do que um negócio milionário, a história de Lily mostra como empatia e criatividade podem transformar a vida de milhares de pessoas, tornando o simples ato de beber água mais acessível e seguro.