SALESóPOLIS, SP — Esta semana um ciclone iminente está colocando muitos em alerta. Com ventos alcançando 100 km/h, este evento climático promete mudanças drásticas no tempo. Além disso, uma intensa onda de calor, com temperaturas de até 40ºC, acompanhará o ciclone.

(Foto: I.A/Sora)
Várias regiões do país devem se preparar para condições extremas no que trata da previsão do tempo entre hoje (18) até a sexta-feira (22).
Impacto do ciclone no Brasil
O ciclone afetará principalmente as regiões sul do Brasil, onde seus efeitos são mais severos. Especialistas alertam sobre a alta possibilidade de temporais violentos.
Há previsão de acumulados de chuva superiores a 150 mm em apenas dois dias em áreas do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, aumentando o risco de alagamentos e prejuízos no campo.
O sistema também pode provocar queda de granizo, especialmente em áreas mais elevadas da Serra Catarinense.
Áreas afetadas
- Rio Grande do Sul: As regiões sul e central estão enfrentando os efeitos mais intensos do ciclone, com risco elevado de temporais e ventos fortes;
- Santa Catarina: O litoral e áreas próximas à Serra Catarinense também estão sendo impactados por chuvas fortes e ventos intensos;
- Paraná: O norte do estado pode registrar rajadas de vento entre 60 e 80 km/h, além de pancadas de chuva;
- São Paulo e Mato Grosso do Sul: O interior e oeste desses estados podem ter rajadas de vento de 60 a 80 km/h, devido ao contraste entre a massa de ar frio do ciclone e o bloqueio atmosférico no interior do país.
Calor intenso em outras áreas do Brasil
O Brasil está prestes a vivenciar o terceiro veranico do ano, fenômeno caracterizado por um período de calor atípico durante o inverno, que deve ocorrer a partir da próxima quarta-feira, 20 de agosto.
O veranico é um fenômeno meteorológico que resulta em um período de calor fora de época, geralmente associado a um bloqueio atmosférico.
Esse bloqueio impede a entrada de massas de ar frio, permitindo que correntes de ar quente predominem, elevando as temperaturas acima da média para a estação.
Regiões afetadas
O veranico afetará principalmente as seguintes regiões:
- Centro-Oeste: especialmente em Mato Grosso e parte de Goiás, com temperaturas entre 38°C e 40°C.
- Interior de São Paulo: máximas entre 33°C e 35°C.
- Norte e noroeste do Paraná: temperaturas entre 33°C e 35°C.
- Rio de Janeiro: máximas superiores a 30°C.
- Santa Catarina, Rondônia e Mato Grosso: aquecimento de 3°C a 5°C acima da média.
- São Paulo: máximas de até 37°C, com temperaturas cerca de 5°C acima da média.