Siglas corporativas: aprenda as 23 principais e domine o vocabulário do mundo dos negócios

O ambiente empresarial, de fato, é recheado de termos em inglês que podem confundir quem não está acostumado. Essas siglas corporativas ajudam a simplificar conceitos, cargos e estratégias, mas conhecer o que significam é fundamental para entender relatórios, reuniões e até anúncios de emprego.

Dominar esse vocabulário, contudo, ajuda a melhorar a comunicação dentro da empresa e também prepara profissionais para processos seletivos. Até porque muitos recrutadores testam o conhecimento desses termos em entrevistas.


Principais cargos executivos em siglas corporativas

Dentro da alta liderança de uma empresa, as siglas são ainda mais comuns, sendo assim:

  • CEO (Chief Executive Officer): Diretor Executivo, principal responsável pela organização.
  • CFO (Chief Financial Officer): Diretor Financeiro, cuida das finanças.
  • COO (Chief Operating Officer): Diretor de Operações, garante o funcionamento diário.
  • CMO (Chief Marketing Officer): Diretor de Marketing, responsável por campanhas e posicionamento.
  • CTO (Chief Technology Officer): Diretor de Tecnologia, define estratégias digitais.
  • CIO (Chief Information Officer): Diretor de Informações, foca em dados e TI.
  • CHRO (Chief Human Resources Officer): Diretor de Recursos Humanos.
  • CSO (Chief Strategy Officer): Diretor de Estratégia.

Esses cargos são conhecidos como C-level e indicam os responsáveis por decisões estratégicas dentro da empresa.

Uma reunião com quatro pessoas sobre as Siglas corporativas
Imagem: Geração/FDR

Termos financeiros e de desempenho

Muitas siglas corporativas também aparecem em relatórios contábeis e financeiros:

  • ROI (Return on Investment): mede o retorno sobre investimentos.
  • KPI (Key Performance Indicator): indicadores de desempenho.
  • EBITDA: lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização.
  • P&L (Profit and Loss): demonstração de lucros e perdas.
  • IPO (Initial Public Offering): abertura de capital em bolsa de valores.

Saber o significado desses termos, de fato, permite compreender o verdadeiro cenário financeiro de uma empresa e auxilia até investidores de primeira viagem.


Estratégia, mercado e gestão de projetos

Algumas siglas corporativas, entretanto, são aplicadas no planejamento de negócios e no relacionamento com clientes:

  • OKR (Objectives and Key Results): método de gestão de metas.
  • SWOT (Strengths, Weaknesses, Opportunities, Threats): matriz de análise estratégica.
  • CRM (Customer Relationship Management): ferramenta de relacionamento com clientes.
  • MVP (Minimum Viable Product): produto mínimo viável em startups.
  • PMO (Project Management Office): escritório de gerenciamento de projetos.
  • SLA (Service Level Agreement): acordo de nível de serviço.
  • B2B (Business to Business): negócios entre empresas.
  • B2C (Business to Consumer): negócios diretos com o consumidor.
  • NDA (Non-Disclosure Agreement): contrato de confidencialidade.
  • ESG (Environmental, Social and Governance): práticas de sustentabilidade e governança.

Esses conceitos, portanto, são essenciais para quem trabalha com planejamento, inovação e gestão.

Aprender as 23 principais siglas corporativas é mais do que decorar abreviações. Afinal, se trata de dominar uma linguagem universal do mundo dos negócios, que aparece em relatórios, negociações e estratégias de mercado.

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Moysés BatistaMoysés Batista
Moysés é Bacharel em Letras pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Além de ter entregue mais de 10 mil artigos em SEO nos últimos anos, tem se especializado na produção de conteúdo sobre benefícios sociais, crédito e notícias nacionais.