Volkswagen Tera, Fiat Pulse ou Renault Kardian: Compare os modelos e descubra qual é o melhor para você

VITóRIA DA CONQUISTA, BA — No competitivo mercado de SUVs de entrada, o Volkswagen Tera, Fiat Pulse e Renault Kardian se destacam como opções acessíveis e recheadas de tecnologia, com motores 1.0 turbo e preços em torno de R$ 145 mil. Mas, afinal, qual é o melhor modelo para você?

Volkswagen Tera, Fiat Pulse ou Renault Kardian: Compare os modelos e
descubra qual é o melhor para você
Imagem: Geração/FDR

A análise a seguir compara de perto os principais aspectos de cada veículo, levando em consideração desempenho, conforto, economia e recursos tecnológicos. Assim, fica mais fácil escolher entre Volkswagen Tera, Fiat Pulse e Renault Kardian.

Comparativo do Volkswagen Tera, Fiat Pulse e Renault Kardian

Desempenho e motorização

  • O Fiat Pulse é o mais potente dos três, com seu sistema híbrido leve (MHEV) que combina um motor 1.0 turbo com um motor elétrico auxiliar.
  • Isso resulta em 130 cv e 20,4 kgfm de torque, garantindo uma aceleração de 0 a 100 km/h em 9,4 segundos, a mais rápida da comparação.
  • Contudo, devido ao peso, ele é o modelo que mais sofre com a distância de frenagem, que é de 42,4 metros.
  • Por outro lado, o Renault Kardian, com seu motor 1.0 turbo de 125 cv e 22,4 kgfm, apresenta um excelente torque e é o melhor em frenagem, parando em 38,6 metros.
  • Sua aceleração, embora seja de 10,6 segundos para ir de 0 a 100 km/h, ainda se mantém dentro de um bom padrão para a categoria.
  • O Volkswagen Tera é o modelo com menor potência, contando com um motor 1.0 turbo de 116 cv e 16,8 kgfm.
  • No entanto, ele se destaca por seu baixo peso e eficiência nos freios, conseguindo parar a 37,4 metros. Sua aceleração é mais lenta, levando 11,7 segundos para alcançar 100 km/h.

Conforto e Espaço Interno

  • O Renault Kardian é o grande vencedor em termos de conforto, oferecendo o maior entre-eixos (2,60 m), o que resulta em um espaço interno mais generoso, especialmente no banco traseiro.
  • Além disso, seu porta-malas de 358 litros é o maior entre os três, tornando-o uma escolha prática para quem precisa de mais espaço para bagagens.
  • O Volkswagen Tera vem logo atrás, com um entre-eixos de 2,57 m e um porta-malas de 350 litros. Embora um pouco menor que o Kardian, ele oferece um bom nível de conforto, especialmente para quem valoriza uma condução mais suave.
  • O Fiat Pulse, com o menor entre-eixos (2,53 m), acaba sendo o mais apertado, com um espaço interno mais limitado. Seu porta-malas, cuja capacidade não é informada pela Fiat, é o menor entre os três, ficando atrás do Tera e Kardian.

Tecnologia e Conectividade

  • O Volkswagen Tera se destaca no quesito conectividade, com um painel digital de 10,25 polegadas e uma central multimídia VW Play Connect de 10,1 polegadas, oferecendo a melhor combinação de telas do trio.
  • O Fiat Pulse possui um painel digital menor (7 polegadas) e uma central multimídia também de 7 polegadas. Embora funcional, o sistema não chega aos pés do do Tera.
  • O Renault Kardian, apesar de contar com boas funcionalidades, fica atrás em termos de tecnologia. Seu painel digital é de 7 polegadas e sua central multimídia, de 8 polegadas, não é tão avançada quanto as dos concorrentes.

Consumo de Combustível

  • Em termos de consumo, o Volkswagen Tera é o mais econômico, alcançando 17,3 km/l na estrada e 11,5 km/l na cidade, o que o coloca à frente do Fiat Pulse e do Renault Kardian.
  •  O Pulse, com seu sistema híbrido, atinge 15,1 km/l na estrada e 11,3 km/l na cidade, enquanto o Kardian é o menos econômico, com 11,6 km/l na estrada e 10,1 km/l na cidade.

Segurança e Equipamentos

  • O Tera é o mais bem equipado, oferecendo até detector de fadiga, controle de cruzeiro adaptativo e frenagem pós-colisão.
  • O Renault Kardian, por sua vez, se destaca por trazer de série uma câmera dianteira, mas perde pontos por não ter alerta de saída de faixa.
  • O Fiat Pulse, embora tenha um bom pacote de segurança, fica atrás, com apenas quatro airbags, contra seis no Tera e no Kardian.

Preço e Custos de Manutenção

  • O Volkswagen Tera se apresenta como o modelo mais acessível, com preço inicial de R$ 139.990.
  • O Renault Kardian segue com um preço de R$ 145.990, enquanto o Fiat Pulse é o mais caro do trio, custando R$ 146.990.
  • Em termos de manutenção, o Tera tem a cesta de peças mais barata, o que pode ser um atrativo no longo prazo.

 Quem leva a melhor entre o Volkswagen Tera, Fiat Pulse e Renault Kardian?

Após uma análise detalhada de desempenho, conforto, tecnologia e custos, o Volkswagen Tera é o vencedor deste comparativo. Embora seja o modelo menos potente, o Tera se destaca pela excelente dirigibilidade, economia de combustível, equipamentos de série e preço competitivo.

O Renault Kardian se aproxima com seu excelente espaço interno e bom desempenho, enquanto o Fiat Pulse, apesar de ser o mais rápido e tecnologicamente avançado, ficou atrás devido a questões de consumo e custos de manutenção.

Portanto, se você procura um SUV com ótimo custo-benefício, o Volkswagen Tera é, sem dúvida, a escolha ideal.

Jamille NovaesJamille Novaes
Formada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a produção de texto sempre foi sua paixão. Já atuou como professora e revisora textual, mas foi na redação do FDR que se encontrou como profissional. Possui curso de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios; e de Produção de Conteúdos Digitais.