VITóRIA DA CONQUISTA, BA — No competitivo mercado de SUVs de entrada, o Volkswagen Tera, Fiat Pulse e Renault Kardian se destacam como opções acessíveis e recheadas de tecnologia, com motores 1.0 turbo e preços em torno de R$ 145 mil. Mas, afinal, qual é o melhor modelo para você?

descubra qual é o melhor para você
Imagem: Geração/FDR
A análise a seguir compara de perto os principais aspectos de cada veículo, levando em consideração desempenho, conforto, economia e recursos tecnológicos. Assim, fica mais fácil escolher entre Volkswagen Tera, Fiat Pulse e Renault Kardian.
Comparativo do Volkswagen Tera, Fiat Pulse e Renault Kardian
Desempenho e motorização
- O Fiat Pulse é o mais potente dos três, com seu sistema híbrido leve (MHEV) que combina um motor 1.0 turbo com um motor elétrico auxiliar.
- Isso resulta em 130 cv e 20,4 kgfm de torque, garantindo uma aceleração de 0 a 100 km/h em 9,4 segundos, a mais rápida da comparação.
- Contudo, devido ao peso, ele é o modelo que mais sofre com a distância de frenagem, que é de 42,4 metros.
- Por outro lado, o Renault Kardian, com seu motor 1.0 turbo de 125 cv e 22,4 kgfm, apresenta um excelente torque e é o melhor em frenagem, parando em 38,6 metros.
- Sua aceleração, embora seja de 10,6 segundos para ir de 0 a 100 km/h, ainda se mantém dentro de um bom padrão para a categoria.
- O Volkswagen Tera é o modelo com menor potência, contando com um motor 1.0 turbo de 116 cv e 16,8 kgfm.
- No entanto, ele se destaca por seu baixo peso e eficiência nos freios, conseguindo parar a 37,4 metros. Sua aceleração é mais lenta, levando 11,7 segundos para alcançar 100 km/h.
Conforto e Espaço Interno
- O Renault Kardian é o grande vencedor em termos de conforto, oferecendo o maior entre-eixos (2,60 m), o que resulta em um espaço interno mais generoso, especialmente no banco traseiro.
- Além disso, seu porta-malas de 358 litros é o maior entre os três, tornando-o uma escolha prática para quem precisa de mais espaço para bagagens.
- O Volkswagen Tera vem logo atrás, com um entre-eixos de 2,57 m e um porta-malas de 350 litros. Embora um pouco menor que o Kardian, ele oferece um bom nível de conforto, especialmente para quem valoriza uma condução mais suave.
- O Fiat Pulse, com o menor entre-eixos (2,53 m), acaba sendo o mais apertado, com um espaço interno mais limitado. Seu porta-malas, cuja capacidade não é informada pela Fiat, é o menor entre os três, ficando atrás do Tera e Kardian.
Tecnologia e Conectividade
- O Volkswagen Tera se destaca no quesito conectividade, com um painel digital de 10,25 polegadas e uma central multimídia VW Play Connect de 10,1 polegadas, oferecendo a melhor combinação de telas do trio.
- O Fiat Pulse possui um painel digital menor (7 polegadas) e uma central multimídia também de 7 polegadas. Embora funcional, o sistema não chega aos pés do do Tera.
- O Renault Kardian, apesar de contar com boas funcionalidades, fica atrás em termos de tecnologia. Seu painel digital é de 7 polegadas e sua central multimídia, de 8 polegadas, não é tão avançada quanto as dos concorrentes.
Consumo de Combustível
- Em termos de consumo, o Volkswagen Tera é o mais econômico, alcançando 17,3 km/l na estrada e 11,5 km/l na cidade, o que o coloca à frente do Fiat Pulse e do Renault Kardian.
- O Pulse, com seu sistema híbrido, atinge 15,1 km/l na estrada e 11,3 km/l na cidade, enquanto o Kardian é o menos econômico, com 11,6 km/l na estrada e 10,1 km/l na cidade.
Segurança e Equipamentos
- O Tera é o mais bem equipado, oferecendo até detector de fadiga, controle de cruzeiro adaptativo e frenagem pós-colisão.
- O Renault Kardian, por sua vez, se destaca por trazer de série uma câmera dianteira, mas perde pontos por não ter alerta de saída de faixa.
- O Fiat Pulse, embora tenha um bom pacote de segurança, fica atrás, com apenas quatro airbags, contra seis no Tera e no Kardian.
Preço e Custos de Manutenção
- O Volkswagen Tera se apresenta como o modelo mais acessível, com preço inicial de R$ 139.990.
- O Renault Kardian segue com um preço de R$ 145.990, enquanto o Fiat Pulse é o mais caro do trio, custando R$ 146.990.
- Em termos de manutenção, o Tera tem a cesta de peças mais barata, o que pode ser um atrativo no longo prazo.
Quem leva a melhor entre o Volkswagen Tera, Fiat Pulse e Renault Kardian?
Após uma análise detalhada de desempenho, conforto, tecnologia e custos, o Volkswagen Tera é o vencedor deste comparativo. Embora seja o modelo menos potente, o Tera se destaca pela excelente dirigibilidade, economia de combustível, equipamentos de série e preço competitivo.
O Renault Kardian se aproxima com seu excelente espaço interno e bom desempenho, enquanto o Fiat Pulse, apesar de ser o mais rápido e tecnologicamente avançado, ficou atrás devido a questões de consumo e custos de manutenção.
Portanto, se você procura um SUV com ótimo custo-benefício, o Volkswagen Tera é, sem dúvida, a escolha ideal.