Você já ouviu falar do animal que cai duro ao levar um susto? Essa curiosa cena ocorre por conta do fenômeno da “cabra desmaiada“. Cientificamente seu nome é Myotonic goat.
Mas apesar do nome popular ter pego, ela não desmaia de verdade. A queda ocorre por uma condição genética chamada miotonia congênita. Ela faz os músculos enrijecerem temporariamente. Tente não rir vendo alguns vídeos:
O que acontece quando a cabra se assusta
Ao tomar um susto, a cabra tem uma reação involuntária: seus músculos ficam rígidos por alguns segundos.
Durante esse tempo, ela perde o controle dos movimentos e pode tombar de lado, como se tivesse desmaiado. No entanto, o animal permanece consciente o tempo todo.
Mas não precisa se preocupar, já que esse efeito não representa risco grave na maioria dos casos. Porém é capaz de deixar alguns ferimentos se ocorrer em locais irregulares.
Origem da cabra que “desmaia”
A raça surgiu nos Estados Unidos, no século XIX, a partir de animais trazidos por um homem chamado John Tinsley.
Recebe diferentes nomes em inglês, como fainting goat, stiff-legged goat e Tennessee fainting goat.
Hoje, é comum encontrá-la em fazendas turísticas, devido ao comportamento inusitado que desperta a curiosidade dos visitantes.
Características e usos da espécie
A cabra desmaiada é de porte médio, com pelagem variada e temperamento dócil.
Ela é criada tanto para a produção de carne quanto como animal de estimação.
A miotonia, aliás, tende a ocorrer com mais frequência na juventude. Contudo, pode persistir durante toda a vida do animal.
Curiosidades sobre a condição genética
A miotonia congênita não é exclusiva das cabras. Casos raros já foram registrados também em cães, gatos e até humanos.
Apesar do susto que causa em quem assiste, a condição do “animal que cai duro” é inofensiva na maioria das situações e não causa dor ao animal.