NIS 1, 2, 3… 8, 9, 0: novo pagamento adiantado do Bolsa Família é confirmado em agosto

O pagamento adiantado do Bolsa Família de agosto começa no dia 18. Dessa forma, garante mais cedo, o depósito a beneficiários em locais em estado de emergência, veja se é a sua situação!


Pagamento adiantado do Bolsa Família em locais afetados

O Governo Federal anunciou que 516 municípios, que enfrentam estado de emergência ou calamidade, receberão o Bolsa Família de agosto antecipadamente. Ou seja, todos recebem no mesmo dia: 18 de agosto de 2025, sem seguir o calendário por final do NIS.

No Rio Grande do Sul, aliás, todos os 497 municípios continuam com pagamento unificado em função das enchentes.

Cidades contempladas por estado

  • São Paulo (13 cidades): Cajamar, Caieiras, Embu, Ferraz de Vasconcelos, Getulina, Itaquaquecetuba, Poá, Ribeirão Pires, Franco da Rocha, Itapecerica da Serra, Pariquera‑Açu, Santa Bárbara d’Oeste e Santa Branca.
  • Amazonas (3): Barcelos, Santa Isabel do Rio Negro e São Gabriel da Cachoeira.
  • Roraima (6): Amajari, Alto Alegre, Boa Vista, Caracaraí, Iracema e Mucajaí.
  • Alagoas (6): Coqueiro Seco, Marechal Deodoro, Passo de Camaragibe, Rio Largo, São Luís do Quitunde e São Miguel dos Milagres.

Calendário regular (para quem não tem antecipação)

Quem não reside nos municípios em destaque seguirá o calendário comum por final do NIS, sendo assim:

Final do NIS Data de pagamento
1 18 de agosto
2 19 de agosto
3 20 de agosto
4 21 de agosto
5 22 de agosto
6 25 de agosto
7 26 de agosto
8 27 de agosto
9 28 de agosto
0 29 de agosto

Por que a antecipação do pagamento em agosto?

A estratégia busca, sobretudo, garantir acesso mais ágil ao benefício para famílias que sofreram por eventos climáticos extremos.

Com isso, o governo traz mais previsibilidade financeira em situações de crise. Além disso, o governo ainda sinaliza que o calendário especial pode ser prorrogado por até dois meses, caso os decretos de emergência persistam.

Moysés BatistaMoysés Batista
Moysés é Bacharel em Letras pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Além de ter entregue mais de 10 mil artigos em SEO nos últimos anos, tem se especializado na produção de conteúdo sobre benefícios sociais, crédito e notícias nacionais.