SALESóPOLIS, SP — O influenciador Hytalo Santos foi preso na manhã de sexta-feira, 15, em Carapicuíba, na Grande São Paulo, junto com seu marido, Israel Nata Vicente. Ambos são investigados por crimes graves, incluindo tráfico humano, exploração sexual infantil e lavagem de dinheiro.
(Foto: Divulgação/g1)
As investigações, conduzidas pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB) e outras instituições, apontam que o casal utilizava menores em conteúdos digitais com conotação sexual para obter lucro.
Por quanto tempo Hytalo e Israel podem ficar presos?
O crime de tráfico de pessoas, previsto no artigo 149-A do Código Penal Brasileiro, estabelece pena de reclusão de 4 a 8 anos e multa.
Além disso, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) prevê penas para crimes como produção e fornecimento de conteúdo pornográfico envolvendo menores, sujeitando os responsáveis a penas de reclusão de 3 a 6 anos e multa.
A pena total que o casal deve cumprir ainda não foi divulgada, um juiz deve avaliar a situação e a denúncia do Ministério Público. Por hora, eles estão presos como forma de garantir que não interfiram nas investigações, mas o processo ainda é longo.
Sua defesa nega as acusações e afirma que tomará as medidas legais cabíveis, incluindo a possibilidade de ingresso com habeas corpus, assim que tiver acesso aos fundamentos da decisão que determinou a prisão.
O caso começou a repercutir depois que Felca, um produtor de conteúdo nas redes sociais em geral, publicou um vídeo em seu canal do YouTube denunciando o trabalho de Hytalo Santos. Em 24 horas o vídeo já contava com mais de 2 milhões de visualizações.