15 de agosto é Dia do Solteiro: estudo revela que Geração Z é a que menos beija

No Dia do Solteiro, destacamos um estudo recente. Ele mostra que a Geração Z beija menos que outras gerações, mas valoriza mais o afeto e a conexão emocional.

Um jovem sozinho na praça no Dia dos Solteiros
Imagem: Geração/FDR

Beijo com propósito: o novo perfil dos jovens no Dia do Solteiro

Neste 15 de agosto, Dia do Solteiro, uma nova tendência chama atenção: a Geração Z (16 a 24 anos) é a que menos beija diariamente entre todas as faixas etárias.

Segundo pesquisa da Quem Disse, Berenice? com a consultoria On The Go 800 pessoas participaram:

68% dos jovens enxergam o beijo como ato de carinho e amor

Enquanto isso, 66%associam à conexão emocional.

E apenas 19% veem o gesto como sedução.

Esse dado, entretanto, marca uma mudança de comportamento que desafia padrões anteriores sobre relacionamentos e intimidade.

Geração Z valoriza qualidade no lugar de quantidade

Apesar de beijarem menos, 15% dos jovens da Geração Z dizem que beijam sempre que estão com o parceiro.

Com isso, o foco deixou de ser a frequência e passou a ser o significado do momento.

Esse padrão reflete um estilo de vida mais introspectivo, voltado sobretudo, à autenticidade nas relações — e menos ao ritual social de “estar em um relacionamento”.

Menos namoro e mais busca por conexão verdadeira

Nos Estados Unidos, só 56% dos adultos da Geração Z namoraram durante a adolescência. Por outro lado, foram 76% da Geração X, segundo dados do Terra.

O desejo de se conectar continua forte, mas as formas mudaram. Apps de namoro e “situações indefinidas” (as chamadas situationships) substituem os antigos rótulos, como destaca a Vox.

Além disso, há menor interesse por encontros casuais e até por sexo, o que reforça a tendência de priorizar vínculos profundos e emocionais.

Solteiro, mas não solitário

A mudança de comportamento da Geração Z sugere que o Dia do Solteiro pode ser, na verdade, um momento de reflexão sobre como os jovens se relacionam.

Mesmo solteiros, muitos preferem se conectar com outras pessoas de forma mais sensível e intencional.

Moysés BatistaMoysés Batista
Moysés é Bacharel em Letras pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Além de ter entregue mais de 10 mil artigos em SEO nos últimos anos, tem se especializado na produção de conteúdo sobre benefícios sociais, crédito e notícias nacionais.