Urgente! 640 mil pessoas precisam fazer a prova de vida do INSS; veja se está na lista

SALESóPOLIS, SP — A prova de vida do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) é essencial para a continuidade das aposentadorias e pensões. Recentemente, 640 mil pessoas não foram identificadas e precisarão passar pelo processo, segundo o Ministério de Gestão e Inovação (MGI).

prova de vida
Urgente! 640 mil pessoas precisam fazer a prova de vida do INSS; veja se está na lista
(Foto: I.A)

O que é a prova de vida do INSS?

A prova de vida do INSS evita fraudes, garantindo que os benefícios sejam pagos a quem realmente tem direito. Os beneficiários devem comprovar vida para continuar recebendo o benefício mensalmente.

Quem precisa fazer a prova de vida?

Hoje, a prova de vida é uma responsabilidade do INSS e não mais do aposentado ou pensionista. Issi significa que é tarefa do poder público procurar meios que consigam comprovar que aquele cidadão continua vivo. 

Para isso, o governo usa as bases de dados públicos para verificar a movimentação dessas pessoas. Por exemplo, se o cidadão passou por consulta médica no SUS, se emitiu um novo documento, se sacou seu benefício ou pediu empréstimo.

Segundo o MGI, 640 mil pessoas não tiveram seus dados identificados, e por isso precisarão fazer a prova de vida de forma autônoma, ou seja, por conta própria.

Como fazer a prova de vida no INSS?

  • No aplicativo SOUGOV.BR, em “Autoatendimento”, clique em “Prova de Vida”;
  • Se sua Prova de Vida estiver dentro do prazo, aparecerá a palavra “Regular” logo no primeiro campo. Para realizar sua Prova de Vida, clique em “Atualizar”; 
  • Se sua Prova de Vida estiver Pendente ou Em Atraso, clique em “Realizar a Prova de Vida”;
  • Leia com atenção as dicas para o reconhecimento facial e clique em “Fazer reconhecimento facial”;
  • Posicione a tela do celular enquadrando seu rosto dentro da imagem, observando todas as dicas informadas anteriormente (ainda, ressalta-se que o cabelo não deve cobrir o seu rosto, uma dica é colocá-lo atrás da orelha);
  • Após enquadrar o seu rosto na imagem, clique no botão de tirar foto (bolinha branca) para realizar o reconhecimento facial;
  • Depois do registro de sua imagem, o reconhecimento facial será realizado. Caso sua biometria seja validada com sucesso, a mensagem “Reconhecimento facial realizado com sucesso!” será apresentada.

Para confirmar se a situação da sua Prova de Vida foi efetivada com sucesso (regular), clique no botão “Consultar Situação”.

Prazos e penalidades

Não realizar a prova de vida no prazo pode suspender seu benefício. Atrasos sucessivos podem levar ao cancelamento do pagamento. Esteja atento às notificações oficiais do INSS.

Quem está isento da prova de vida?

Beneficiários com dificuldades de locomoção ou acima de 80 anos podem solicitar que um representante faça a prova de vida. O INSS oferece visita domiciliar em casos específicos.

 

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com