IA Slop: o lixo digital que acelera a morte da internet

O termo IA Slop descreve conteúdo produzido em massa por inteligência artificial, com pouco ou nenhum cuidado humano. Desse modo, devemos incluir materiais como textos, imagens, áudios e vídeos que existem apenas para gerar volume, cliques e lucro rápido, sem foco em qualidade ou precisão.

O termo se popularizou em 2024, ganhando força logo após alertas de especialistas como Simon Willison. De todo modo, é possível traduzir a expressão como “lixo digital” e até mesmo spam. E claro, reflete a crescente poluição informacional da web.


Características do IA Slop

Entre as marcas desse tipo de conteúdo estão a reciclagem de material existente, redundância e uso para poluir buscadores e redes sociais.

O resultado é uma “ilusão de diversidade”, com peças que parecem diferentes, mas essencialmente são iguais.

Outro risco é o chamado model collapse, quando IAs passam a treinar apenas com dados já gerados por outras IAs. Isso, no entanto, reduz drasticamente a qualidade do produto final.

Relação da Ai Slop e Internet Morta
Imagem: Geração/FDR

Conexão com a Teoria da Internet Morta

A proliferação do IA Slop aumenta a desinformação, enquanto reduz a visibilidade de conteúdo humano e prejudica a experiência do usuário.

Figuras como John Oliver já alertaram para o risco de uma internet tomada por esse material.

Esse cenário se conecta à Teoria da Internet Morta, que sugere que boa parte das interações online já é mediada por sistemas automatizados.

O IA Slop se encaixa como combustível dessa “internet simulada”, reforçando o ciclo de poluição digital e enfraquecendo o conteúdo genuíno.

O futuro da internet se vê em risco

Se a produção de IA Slop continuar acelerando, a tendência é que buscadores e redes se tornem ainda menos confiáveis.

A disputa por atenção será travada entre algoritmos, deixando usuários com cada vez menos acesso a informações úteis.

Moysés BatistaMoysés Batista
Moysés é Bacharel em Letras pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Além de ter entregue mais de 10 mil artigos em SEO nos últimos anos, tem se especializado na produção de conteúdo sobre benefícios sociais, crédito e notícias nacionais.