54,5% SIM e você? Pesquisa revela que maioria torce para o time do pai

Uma enquete do portal GE mostrou que a maioria dos brasileiros segue a tradição familiar e torce para o time do pai.

Segundo o levantamento, 54,48% dos participantes responderam “sim” à pergunta “Você torce para o time do seu pai?”. Por outro lado, 45,52% afirmaram “não”.

A votação chegou ao fim recentemente e reuniu internautas de diversas regiões do país, embora, não tenha um número público de participantes.


Tradição do time do pai é forte no Brasil

A paixão pelo futebol muitas vezes nasce no berço. Aliás, é comum que filhos e filhas acompanhem os jogos ao lado do pai e herdem a mesma camisa e torcida.

Especialistas em comportamento esportivo, entretanto, destacam que essa influência é mais intensa em famílias que acompanham partidas juntos.

Além do vínculo emocional, o time do pai também pode representar memórias afetivas e momentos marcantes.


E quando o filho não escolhe o time do pai?

Apesar da tradição, a pesquisa indica que quase metade dos respondentes decidiu seguir outro caminho.

Seja por influência de amigos, proximidade geográfica com outro clube ou identificação com ídolos específicos. É um fato que muitos optam por um time diferente.

Esse cenário, sem dúvida, reflete uma mudança geracional. Agora o acesso à informação e transmissões pela TV e internet facilita o contato com clubes de outras regiões, quebrando assim a herança familiar.

Futebol e identidade cultural

O futebol é um dos principais elementos culturais do Brasil, e a relação com o time do pai vai além das quatro linhas. Em muitas famílias, essa escolha é parte da identidade, das conversas e até das celebrações.

Para acompanhar mais informações sobre este e outros tópicos, não perca as atualizações que trazemos diariamente aqui, no FDR!

Moysés BatistaMoysés Batista
Moysés é Bacharel em Letras pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Além de ter entregue mais de 10 mil artigos em SEO nos últimos anos, tem se especializado na produção de conteúdo sobre benefícios sociais, crédito e notícias nacionais.