O que 77,8 milhões de brasileiros estão fazendo de errado com suas finanças?

A inadimplência no Brasil continua a ser uma realidade alarmante, com 77,8 milhões de brasileiros enfrentando dificuldades financeiras.

O número, que representa uma parte significativa da população, é reflexo de uma série de comportamentos financeiros inadequados.


O impacto da falta de planejamento financeiro

Um dos principais erros cometidos por grande parte dos inadimplentes é a falta de planejamento financeiro. Afinal, muitas pessoas não acompanham seus gastos mensalmente, o que leva a uma falta de controle sobre o orçamento.

Isso resulta em gastos excessivos e desnecessários, levando a uma dívida crescente e ao comprometimento da renda familiar.

Sem uma estratégia clara, é fácil se perder nas contas, e o montante de R$ 6.128,26 por pessoa em dívidas se torna um fardo difícil de carregar.

A armadilha do crédito fácil

Outro erro comum entre os inadimplentes é o uso excessivo do crédito. O crédito facilitado, por meio de cartões de crédito e empréstimos pessoais, acaba sendo uma armadilha.

Além disso, muitas pessoas não consideram os juros altos que incidem sobre essas dívidas, acumulando um valor ainda maior.

Com base no último levantamento do Mapa da Inadimplência, da Serasa, o valor médio das dívidas, de R$ 1.567,05.

demonstra que muitos brasileiros têm dificuldades em controlar os valores que devem, principalmente em razão do crédito fácil e das compras impulsivas.

Falta de educação financeira e de reserva de emergência

A falta de educação financeira também é um fator determinante para o endividamento de milhões de brasileiros.

Sem o devido entendimento sobre como gerenciar o dinheiro, muitas pessoas acabam tomando decisões financeiras erradas, como não poupar para o futuro.

A ausência de uma reserva de emergência, aliás, torna os imprevistos ainda mais desafiadores. No momento de aperto, as pessoas ─ despreparadas ─ recorrem a empréstimos ou ao crédito para cobrir despesas não planejadas.

Renegociação de dívidas: uma alternativa subutilizada

Além disso, muitos inadimplentes não buscam renegociar suas dívidas. Assim, programas como o Serasa Limpa Nome, que oferecem descontos significativos, poderiam ser uma solução viável. Porém, muitos deixam de aproveitá-los, prolongando o ciclo de endividamento.

É um fato que os 77,8 milhões de brasileiros inadimplentes compartilham erros comuns em suas finanças. Mas para reverter esse quadro, é fundamental que os brasileiros se conscientizem sobre a importância de um controle financeiro adequado.

Por isso, a mudança de hábitos financeiros pode ser a chave para sair da inadimplência e retomar o controle da vida financeira.

Moysés BatistaMoysés Batista
Moysés é Bacharel em Letras pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Além de ter entregue mais de 10 mil artigos em SEO nos últimos anos, tem se especializado na produção de conteúdo sobre benefícios sociais, crédito e notícias nacionais.