Funcionário do CRAS pode visitar sua casa para negar seu benefício? Governo responde!

SALESóPOLIS, SP — Recentemente, circularam vídeos na internet informando que funcionários do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) podem visitar sua casa para negar benefícios. Diante das dúvidas, o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) se posicionou. 

cras
Funcionário do CRAS pode visitar sua casa para negar seu benefício? Governo responde!
(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

Os funcionários do CRAS são responsáveis pela gestão dos programas sociais. Eles oferecem orientação e suporte a famílias em vulnerabilidade.

Não é função dos agentes do CRAS visitar residências para negar benefícios. Sua missão é garantir que as políticas públicas cheguem a quem necessita.

Como ocorrem as visitas domiciliares do CRAS?

De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social, as visistas domiciliares dos agentes do CRAS ocorrem para avaliações necessárias, ou quando a família solicita auxílio.

O objetivo dessas visitas é atualizar dados e verificar as condições familiares. Em nenhum momento, um funcionário do CRAS está autorizado a negar benefícios durante uma visita.

“As visitas domiciliares realizadas pelos trabalhadores das unidades do SUAS têm como único objetivo a coleta de informações para o Cadastro Único, por meio da estratégia de Busca Ativa, que visa localizar e incluir todas as famílias de baixa renda no CadÚnico e atualizar os dados já cadastrados”, esclarece o ministério

O MDS ainda esclarece que os funcionários não devem inspecionar os cômodos da residência, garantindo a privacidade do morador. Embora para quem vive sozinho, conforme prevê a Lei Federal nº 15.077 de 2024, as condições gerais da moradia devem ser avaliadas. 

O que fazer se um funcionário do CRAS visitar sua casa?

  • Verifique a Identidade: Certifique-se de que a identificação oficial está presente e que de fato se trata de um funcionário do CRAS. Se necessário, entre em contato com a unidade local do CRAS para confirmar a legitimidade da visita;
  • Apresente seus documentos: Mostre documento de identificação de todos os membros da família;
  • Responda a entrevista: Informe os dados solicitados.

 

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com