Governo inova para trazer paz contra chamadas abusivas

Na última quinta-feira, 7 de agosto, o Conselho Diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) deu um passo importante. Dessa vez, é em direção de coibir as chamadas abusivas.

A nova regulamentação determina que empresas que realizem mais de 500 mil chamadas por mês adotem o processo de autenticação obrigatória.

Com isso, a Anatel quer reforçar a segurança e garantir mais transparência nas telecomunicações.


Autenticação obrigatória para empresas de grande porte

A principal medida que entra em vigor obriga as operadoras responsáveis por um volume elevado de chamadas (acima de 500 mil por mês) a adotar o processo de autenticação.

O objetivo dessa exigência é aumentar a confiança do consumidor. Assim, é possível garantir que o número exibido na tela seja realmente o número utilizado para originar a ligação.

A Anatel estabelece um prazo de 90 dias para que as empresas se adequem à nova regulamentação.

Tela do celular com um cadeado, representando a chamada bloqueada pelo Governo
Imagem: Geração;FDR

Essa autenticação não só ajuda o consumidor a identificar melhor as chamadas, mas também facilita o monitoramento das práticas de grandes chamadores.

Com a ferramenta, a Anatel poderá rastrear as chamadas em tempo real. O resultado? Uma ação mais precisa e eficaz em casos de abuso, fraudes ou chamadas indesejadas.

Origem verificada: garantia de segurança e transparência

Além da autenticação obrigatória para grandes chamadores, o serviço Origem Verificada será utilizado para aumentar a transparência.

Embora a identificação do chamador seja facultativa para os consumidores, a autenticação será obrigatória para as empresas que realizam grandes volumes de chamadas.

Isso garante que os usuários possam identificar, de maneira clara, quem está por trás da ligação e evitar a utilização de números falsificados.

Vicente Aquino, conselheiro da Anatel e relator da matéria, destacou que essa medida é uma importante inovação tecnológica para proteger o consumidor. Segundo ele:

“[…] a Agência está utilizando a tecnologia em favor do consumidor, para que ele possa identificar melhor as chamadas de seu interesse e, agora, também para exercer controles mais eficientes e específicos sobre eventuais abusos.”

Compromisso com a segurança do consumidor

Além da autenticação obrigatória, o novo regulamento estabelece um prazo de três anos para que a autenticação seja universal. Abrangendo assim, toda a rede de telecomunicações do Brasil.

Essa medida visa, sobretudo, garantir que todas as chamadas sejam rastreáveis e seguras. Para isso, a Anatel também deverá elaborar um plano de ação detalhado que contemple a rastreabilidade, proteção ao consumidor e responsabilização de todos os envolvidos no processo de envio de mensagens e chamadas.

A Anatel, aliás, reforça que está priorizando o combate a fraudes. Ela está de olho em práticas abusivas e qualquer ação que prejudique a confiança nas redes de telecomunicações.

O compromisso da agência é criar um ambiente mais seguro e transparente para todos os brasileiros. Com as novas medidas, o Governo e a Anatel deixam claro seu compromisso com a proteção dos consumidores.

Moysés BatistaMoysés Batista
Moysés é Bacharel em Letras pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Além de ter entregue mais de 10 mil artigos em SEO nos últimos anos, tem se especializado na produção de conteúdo sobre benefícios sociais, crédito e notícias nacionais.