Saiu a lista de 10 mil pessoas com direito a CNH gratuita

SALESóPOLIS, SP — A CNH gratuita é um tremendo alívio para muitos brasileiros que sonham em conseguir sua primeira habilitação sem gastar um centavo. Recentemente, uma lista com 10 mil felizes contemplados foi divulgada.

cnh social
Saiu a lista de 10 mil pessoas com direito a CNH gratuita
(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

Vamos te mostrar como o programa CNH Social funciona e como você pode verificar se está entre os beneficiados.

O que é a CNH Gratuita?

O programa CNH gratuita visa capacitar pessoas de baixa renda, oferecendo a Carteira Nacional de Habilitação sem custos. Essa iniciativa tem como foco ampliar as oportunidades de emprego para quem não pode bancar o processo de habilitação.

Quem pode se beneficiar da CNH Gratuita?

Pessoas com renda familiar de até dois salários mínimos e inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal podem concorrer.

Além disso, é preciso não ter infrações de trânsito graves ou gravíssimas no histórico, e morar em um estado que ofereça esse programa. 

Lista de aprovados na CNH Social do Amazonas

A lista completa dos selecionados no programa CNH Social do Amazonas está disponível no site oficial do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM).

Os candidatos convocados devem acessar o portal, clicar no banner do programa CNH Social e buscar pelo número de CPF para verificar se foram contemplados.

Prazos e etapas obrigatórias

Os aprovados devem seguir um cronograma rigoroso para garantir a obtenção da CNH:

  • Matrícula online: Deve ser realizada até o dia 20 de agosto de 2025;
  • Abertura do processo na autoescola: Após a matrícula, o candidato terá 15 dias corridos para comparecer presencialmente ao Centro de Formação de Condutores (CFC) indicado e iniciar o processo de habilitação;
  • Biometria e exames: Dentro de 30 dias após a abertura do processo, é necessário realizar a biometria no Detran-AM e os exames médicos e psicológicos em clínicas credenciadas;
  • Conclusão do processo: Todo o trâmite deve ser finalizado em até 12 meses, sob pena de desclassificação.

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com