ARAGUARI, MG — O novo RG, chamado de Carteira de Identidade Nacional (CIN), já foi emitido por mais de 30 milhões de brasileiros. Moderno e simplificado, unifica a identificação nacional. Mas e você, sabe como emitir o seu?
O novo RG substitui gradualmente o modelo antigo, trazendo segurança e praticidade. Ele integra uma base nacional, permitindo o uso do CPF como número único para registros, facilitando o reconhecimento.
Segurança em um clique
O QR Code na parte de trás do novo RG é uma poderosa ferramenta de segurança. Ele permite que qualquer órgão público ou privado verifique a autenticidade do documento digitalmente, de forma rápida e segura, o que reduz drasticamente as chances de falsificação.
Como emitir o novo RG?
Agende seu atendimento no órgão responsável do seu estado. Na maioria dos estados, o agendamento é online, acessível a todos. Durante a emissão, dados biométricos e pessoais são coletados e integrados ao sistema nacional.
A primeira via do novo RG é gratuita. Segundas vias podem ter taxa, conforme a legislação estadual. O documento é válido em todo o Brasil e, às vezes, substitui o passaporte no Mercosul.
Principais benefícios do novo RG
- Unificação dos documentos: Integrado ao CPF, combina informações em um registro, reduzindo fraudes;
- Validade nacional: Aceito no Brasil e em países do Mercosul;
- Código QR: Facilita acesso rápido às informações e previne falsificações;
- Informações adicionais: Inclua tipo sanguíneo, condições de saúde, nome social, número do título de eleitor e CNH.
Prazo para substituição
O tempo para receber o novo RG varia entre 5 e 45 dias úteis, a depender da região em que você emitir o documento. Em São Paulo, por exemplo, o novo RG fica pronto em até 10 dias úteis, já no Rio de Janeiro, o prazo é de 7 dias úteis e, no interior de Goiás, o prazo é de 15 dias úteis. Você deve procurar saber qual o prazo da expedição do documento na sua região.
Uma curiosidade sobre o CPF no novo RG
Com a Carteira de Identidade Nacional (CIN), o número do seu CPF se torna o único e principal número de identificação. Isso significa que, no futuro, você não precisará mais se preocupar com um RG diferente para cada estado em que morou!
Estados que já emitem o novo RG
-
Acre;
-
Alagoas;
-
Amapá;
-
Amazonas;
-
Bahia;
-
Ceará;
-
Distrito Federal;
-
Espírito Santo;
-
Goiás;
-
Maranhão;
-
Mato Grosso;
-
Mato Grosso do Sul;
-
Minas Gerais;
-
Pará;
-
Paraíba;
-
Paraná;
-
Pernambuco;
-
Piauí;
-
Rio de Janeiro;
-
Rio Grande do Norte;
-
Rio Grande do Sul;
-
Rondônia;
-
Santa Catarina;
-
São Paulo;
-
Sergipe;
-
Tocantins.
Atenção: A validade do RG antigo
Não se preocupe, a troca do RG antigo não é imediata para todos! O prazo de validade do seu documento antigo varia conforme sua idade. Para quem tem até 60 anos, a validade do RG antigo se estende até 2032. Portanto, você ainda tem tempo para se programar.