Já ouviu falar em pit stop de bateria? Ação pode acabar com os problemas do seu carro elétrico; confira

VITóRIA DA CONQUISTA, BA — Os carros elétricos têm se tornado cada vez mais populares, mas um dos maiores desafios para os donos desses veículos ainda é o tempo de recarga. Enquanto os motoristas ficam horas esperando que a bateria seja carregada, uma montadora chinesa realiza o pit stop de bateria. A ação deve melhorar os veículos.

Já ouviu falar em pit stop de bateria? Ação pode acabar com os problemas do seu
carro elétrico; confira
Imagem: Geração/FDR

A montadora chinesa Nio tem trabalhado em uma solução que pode mudar essa realidade. Com o conceito de Power Swap Stations, ela oferece uma forma rápida e eficiente de substituir a bateria do carro elétrico em menos de cinco minutos.

Esse “pit stop de bateria”, como é chamado, promete transformar a experiência de quem possui um carro elétrico. A tecnologia já está em funcionamento em diversos países e, até 2025, a Nio planeja expandir para mercados internacionais. Confira abaixo como funciona esse processo inovador.

Como funciona a Power Swap Station?

Lançadas em 2018, as Power Swap Stations são estações automatizadas que realizam a troca da bateria do veículo de forma rápida e precisa. Ao se aproximar da estação, o motorista recebe um aviso no sistema multimídia do carro, que indica que é possível iniciar o processo.

O carro, com a ajuda de sensores, se posiciona com precisão dentro da cabine, onde braços mecânicos desparafusam a bateria usada e instalam uma nova, completamente carregada.

Essas cabines, que podem ser instaladas até em estacionamentos de shopping centers, estão na quarta geração e são projetadas para funcionar de maneira completamente automatizada, oferecendo uma experiência muito mais rápida e prática para os motoristas.

Bateria por assinatura

Além disso, a Nio também oferece a bateria por assinatura, permitindo que o cliente compre o veículo com um grande desconto (de até R$ 100.000) e pague uma taxa mensal para utilizar o serviço de troca de baterias.

Com isso, o motorista não precisa se preocupar com o desgaste das baterias, já que a Nio se encarrega de realizar manutenções e substituições conforme necessário.

Essa inovação não só resolve o problema do tempo de recarga, como também pode ser uma alternativa econômica tanto para a empresa quanto para os consumidores, oferecendo um modelo de negócios sustentável e eficiente.

Com informações do portal UOL.

Jamille NovaesJamille Novaes
Formada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a produção de texto sempre foi sua paixão. Já atuou como professora e revisora textual, mas foi na redação do FDR que se encontrou como profissional. Possui curso de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios; e de Produção de Conteúdos Digitais.