Sem autoescola economia seria de R$ 9 bilhões; Vai valer a pena?

SALESóPOLIS, SP — Abrir mão da obrigatoriedade de frequentar autoescola antes de obter a habilitação pode economizar R$ 9 bilhões. Essa mudança teria impacto tanto para futuros motoristas quanto para a economia do país.

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Sem autoescola economia seria de R$ 9 bilhões; Vai valer a pena?
(Foto: I.A)

O que muda com o fim das autoescolas?

Hoje, candidatos devem cumprir uma carga horária teórica e prática em autoescolas. Por exemplo, para a primeira habilitação (categoria B – carro), são necessárias 45 horas/aula de curso teórico e 20 horas/aula práticas.

A nova proposta torna essas aulas opcionais. Assim, interessados podem buscar aprendizado alternativo, reduzindo custos significativamente. 

Como a mudança pode afetar os futuros motoristas?

Devemos considerar se essa economia compensa. Menores custos podem facilitar o acesso à CNH.

Por outro lado, há preocupações sobre a qualidade da formação dos motoristas. Estarão realmente preparados? O aprendizado autônomo será tão eficiente quanto o oferecido por autoescolas reguladas?

Impacto econômico da mudança

Atualmente, o custo médio para obter a CNH varia entre R$ 1.500 e R$ 4.000, dependendo do estado.

Com a proposta em análise, esse valor poderia ser reduzido para aproximadamente R$ 750 a R$ 1.000, tornando o processo mais acessível para a população.

Quais são os desafios?

Essa mudança exige planejamento cuidadoso. É essencial assegurar que novos motoristas entendam as regras de trânsito e dirijam com segurança, mesmo sem autoescolas. Como manter a qualidade da formação?

A proposta tem gerado críticas por parte de representantes do setor de autoescolas e especialistas em segurança no trânsito.

Há preocupações de que a medida possa comprometer a formação adequada dos motoristas, especialmente daqueles sem experiência prévia, e potencialmente aumentar o número de acidentes de trânsito.

A medida ainda aguarda aprovação da Casa Civil e, se implementada, será regulamentada por uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). O governo destaca que o objetivo é desburocratizar o acesso à habilitação, mantendo a segurança viária como prioridade.

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com