Na terça-feira (5), o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anunciou a suspensão da autorização para oito instituições financeiras. Assim, elas não podem continuar oferecendo crédito consignado aos beneficiários, utilizando a folha de pagamento do INSS como garantia.
A medida, inédita, foi tomada após o descumprimento de requisitos importantes por essas instituições, comprometendo a qualidade do serviço prestado aos aposentados, pensionistas e demais beneficiários.
INSS cancela permissão: veja quais foram as instituições
O INSS suspendeu a autorização para as seguintes instituições financeiras:
- CDC Sociedade de Crédito Direto S.A.
- HBI Sociedade de Crédito Direto S.A.
- Banco Seguro S.A.
- Via Certa Financiadora S.A. – Crédito, Financiamento e Investimento
- Casa do Crédito S.A. – Sociedade de Crédito ao Microempreendedor
- Valor Sociedade de Crédito Direto S.A. (Valor Financiamentos)
- Banco do Nordeste do Brasil S/A – BNB
- Banco Industrial do Brasil S/A
Essas empresas podiam realizar operações de crédito consignado com desconto na folha de pagamento dos beneficiários do INSS. Porém, o governo retirou essas instituições do sistema.
O motivo seria, basicamente, o descumprimento de normas e práticas necessárias para garantir a segurança e dignidade dos clientes.
O que isso significa para os beneficiários?
É importante ressaltar que os contratos de crédito já firmados pelos beneficiários permanecem válidos. Ou seja, aqueles que já têm empréstimos consignados com as instituições não precisam se preocupar.
No entanto, a partir dessa decisão, essas instituições não podem oferecer novos créditos. Isso também vale para refinanciamentos com desconto em folha de pagamento do INSS.
O INSS enfatizou que a decisão vem logo após um processo administrativo rigoroso. O procedimento constatou que essas empresas não estavam cumprindo com as condições necessárias para garantir a proteção dos direitos dos segurados.
Assim, a medida visa reforçar o compromisso do Instituto com a qualidade do serviço prestado aos beneficiários.
Por que o INSS tomou essa medida?
O INSS tem o compromisso de assegurar que as operações realizadas com seus beneficiários sejam antes de tudo, transparentes e benéficas.
Portanto, a decisão de cancelar as permissões se âncora em um processo administrativo que analisou os procedimentos das instituições financeiras.
A partir da análise, foi constatado que os requisitos exigidos para garantir uma operação de crédito segura e justa não estavam sendo atendidos.
Esta ação inédita em que o INSS cancela permissões para concessão de crédito consignado, é uma investida contra práticas prejudiciais.
Dessa forma, o órgão reforça o papel do Instituto em manter o bem-estar e a dignidade dos aposentados, pensionistas e demais beneficiários.