Bolsonaro não é o único! Lula, Temer e Collor também já foram presos

SALESóPOLIS, SP — Jair Bolsonaro não está sozinho. Na história recente do Brasil, outros líderes enfrentaram a justiça. Descubra como Lula, Temer e Collor também passaram por detenções, alimentando discussões sobre ética e corrupção na política brasileira.

bolsonaro
Bolsonaro não é o único! Lula, Temer e Collor também já foram presos
(Foto: I.A)

A prisão de Jair Bolsonaro em agosto de 2025, após descumprir ordens do STF (Supremo Tribunal Federal), trouxe à tona um fato histórico: ele se tornou o quarto ex-presidente do Brasil a ser encarcerado por crimes comuns.

Por quais crimes os ex-presidentes responderam?

  • Lula: 

Lula foi o primeiro ex-presidente brasileiro a ser preso por causa de uma condenação por crime comum. Em 2018, ele foi condenado a 12 anos e um mês de prisão pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro, relacionados ao caso do triplex no Guarujá.

Após 580 dias preso na carceragem da Polícia Federal em Curitiba, foi solto em 2019, após o Supremo Tribunal Federal (STF) considerar a prisão em segunda instância inconstitucional. Em 2022, a ONU concluiu que houve parcialidade no julgamento, o que violou seus direitos políticos .

  • Temer: 

Em 2019, Michel Temer foi preso preventivamente pela Polícia Federal, acusado de liderar um esquema de corrupção envolvendo a usina nuclear Angra 3.

Ele foi libertado após decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que considerou que não havia elementos suficientes para justificar a prisão. Temer sempre negou as acusações e afirmou que sua prisão foi uma tentativa de criminalizar sua atuação política.

  • Collor: 

Fernando Collor, ex-presidente e posteriormente senador por Alagoas, foi preso em abril de 2025, condenado a prisão domiciliar por corrupção e lavagem de dinheiro relacionados a um esquema de fraudes na BR Distribuidora.

O desafio legal enfrentado por Jair Bolsonaro segue a um padrão já visto em administrações anteriores, destacando a necessidade de reformas robustas para restaurar a integridade e a confiança na nossa democracia.

 

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com