O que é erro 62 no cartão de crédito? Veja como resolver e principais motivos

O erro 62 no cartão de crédito é uma mensagem que muitos consumidores podem encontrar ao tentar realizar uma compra.

Esse erro, embora não seja tão comum, pode gerar frustração ao impossibilitar a realização de transações. Neste artigo, você vai entender melhor o que é o erro 62, seus principais motivos e como resolver de maneira rápida e eficiente.


O que é o erro 62 no cartão de crédito?

O erro 62 no cartão de crédito ocorre quando a transação é rejeitada, mas a causa não é informada de maneira específica pelo sistema bancário.

Na maioria das vezes, se trata de problemas com a autorização do pagamento. Ou seja, falta de limite disponível ou questões no sistema da operadora do cartão.

Como o erro 62 pode surgir de maneira inesperada, o consumidor acredita até que seu cartão pode estar com defeito. Porém, em muitos casos, é por conta de fatores externos, como falhas no processamento da transação.

Uma mulher irritada vendo o erro 62 no cartão de crédito enquanto tenta realizar uma compra
Imagem: Geração/FDR

Principais motivos para o erro 62

  1. Limite de crédito insuficiente
    Se o valor da compra ultrapassar o limite disponível no seu cartão, gera o erro 62 por não concluir a transação.
  2. Problemas no sistema da operadora
    Em algumas ocasiões, a operadora do cartão pode estar enfrentando instabilidades no sistema de autorização.
  3. Cartão bloqueado ou vencido
    Caso o seu cartão esteja bloqueado, cancelado ou vencido, qualquer tentativa de pagamento será recusada.
  4. Erro no processamento da transação
    Falhas no processo de comunicação entre o banco e a loja também podem resultar no erro 62, impedindo o pagamento.

Além disso, há situações em que o banco bloqueia a compra por questões de movimentação suspeita. Se você tem o hábito de gastar no máximo R$ 2 mil por mês e, de repente, faz uma compra no valor de R$ 10 mil, é possível que você veja o erro 62.


Como resolver o erro 62 no cartão de crédito?

  1. Verifique o limite disponível
    Antes de tentar novamente, confira seu limite de crédito para garantir que você tem saldo suficiente para a compra.
  2. Entre em contato com a operadora do cartão
    Se o erro persistir, então, entre em contato com o serviço de atendimento ao cliente da sua operadora. Desse modo, você pode obter mais informações sobre o bloqueio ou erro na transação.
  3. Tente realizar a compra em outro momento
    Se o problema for uma falha temporária no sistema da operadora, aguardar alguns minutos ou horas pode resolver o erro.
  4. Verifique a validade do cartão
    É importante ver também se o seu cartão não está vencido ou bloqueado. Caso esteja, solicite um novo cartão ao seu banco.

Por fim, vimos como o erro 62 no cartão de crédito pode ser causado por diversos motivos, desde limitações de crédito até falhas temporárias ou bloqueio do banco

Se você encontrar esse erro, siga os passos indicados para resolvê-lo. Ao verificar o limite, o status do cartão e entrar em contato com a operadora, você provavelmente conseguirá resolver a questão rapidamente.

Moysés BatistaMoysés Batista
Moysés é Bacharel em Letras pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Além de ter entregue mais de 10 mil artigos em SEO nos últimos anos, tem se especializado na produção de conteúdo sobre benefícios sociais, crédito e notícias nacionais.