SALESóPOLIS, SP — A partir de hoje, 1º de agosto, uma importante transformação está em vigor nos combustíveis dos veículos. Atualizações nas misturas de etanol na gasolina e biodiesel no diesel estão sendo implementadas.

(Foto: I.A/FDR)
O que muda com o novo combustível?
A principal mudança envolve a porcentagem de etanol anidro na gasolina, que aumenta de 27% para 30%. Em termos práticos, a cada litro de gasolina, 270 ml são de etanol.
O percentual de biodiesel no diesel sobe de 14% para 15%. Com o intuito de reduzir a dependência de combustíveis fósseis e a emissão de poluentes.
O motivo, de acordo com o governo federal, tem haver com os conflitos no Oriente Médio que geram instabilidade sobre o preço do petróleo e podem levar a aumentos repentinos no preço do combustível no Brasil.
Quais os benefícios das mudanças?
- Redução na emissão de poluentes: Aumentar o etanol e o biodiesel diminui os gases poluentes liberados na atmosfera.
- Incentivo às energias renováveis: Estas medidas estimulam o uso de fontes de energia mais sustentáveis.
Impactos no dia a dia
Para os motoristas, compreender como essa mudança os afeta é crucial. Os preços possam sofrer leves alterações, a inclusão de mais biocombustíveis também pode melhorar o desempenho de alguns veículos.
Contudo, verifique a compatibilidade do seu veículo com essas novas misturas. Saiba mais sobre veículos e descontos em carros populares e seus preços.
Devo me preocupar com a performance do carro?
Motoristas frequentemente questionam o impacto dessas mudanças no desempenho de seus veículos. A maioria dos carros fabricados após 2010 está apta a lidar com as variações nas misturas de etanol e biodiesel.
Para veículos mais antigos, busque orientação profissional para garantir um desempenho ideal e evitar problemas.
No final das contas, essas mudanças nos combustíveis visam promover um futuro mais sustentável. Embora possa parecer uma alteração simples, ela representa um compromisso significativo com o meio ambiente e a economia do país.
Fique atento às modificações e adapte-se para aproveitar os benefícios dessa nova composição.