Dá tempo de receber o Pé-de-Meia? Veja as regras de entrada no programa

SALESóPOLIS, SP — Para receber o Pé-de-Meia é preciso cumprir alguns critérios. Assim, o auxílio chega a quem realmente precisa. Primeiro, você deve atender aos requisitos de renda estabelecidos pelo governo, e depois estar matriculado na rede pública de ensino. 

bolsa família
Dá tempo de receber o Pé-de-Meia? Veja as regras de entrada no programa
(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

Quais são as regras para participar do Pé-de-Meia?

O Pé-de-Meia requer que candidatos estejam no Cadastro Único. Isso torna a análise socioeconômica mais precisa. Além disso, beneficiários do Bolsa Família têm prioridade no recebimento. 

De acordo com o Ministério da Educação, para receber o benefício ao longo de 2025 é preciso:

  • Estar matriculado nensino médio regular das redes públicas;
  • Ter entre 14 e 24 anos de idade ou estar matriculado na educação de jovens adultos (EJA) das redes públicas, com idade entre 19 e 24 anos;
  • Possuir Cadastro de Pessoa Física (CPF) regular;
  • Fazer parte de uma família que tenhse inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) até 7 de fevereiro de 2025, com renda média por pessoa de até meio salário mínimo. 

Como se inscrever no programa?

Não há necessidade de se inscrever no Pé-de-Meia, atendendo aos critérios o jovem é incluso automaticamente no programa e passa a receber. 

Se for elegível, a Caixa Econômica abre uma conta em nome do beneficiário, para que os pagamentos sejam recebidos. Não é preciso ir à agência bancária abrir a conta. 

Dá tempo de receber o Pé-de-Meia no meio do ano?

Depende! O Ministério da Educação estabelece que os alunos só serão aceitos no Pé-de-Meia se estiverem inscritos no CadÚnico até 7 de fevereiro de 2025. 

Logo, eles só poderão receber o benefício no meio do ano caso já estivessem no Cadastro Único, mas por alguma razão estivessem fora da escola ou ainda não tivessem recebido. 

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com