SALESóPOLIS, SP — Para receber o Pé-de-Meia é preciso cumprir alguns critérios. Assim, o auxílio chega a quem realmente precisa. Primeiro, você deve atender aos requisitos de renda estabelecidos pelo governo, e depois estar matriculado na rede pública de ensino.

(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)
Quais são as regras para participar do Pé-de-Meia?
O Pé-de-Meia requer que candidatos estejam no Cadastro Único. Isso torna a análise socioeconômica mais precisa. Além disso, beneficiários do Bolsa Família têm prioridade no recebimento.
De acordo com o Ministério da Educação, para receber o benefício ao longo de 2025 é preciso:
- Estar matriculado no ensino médio regular das redes públicas;
- Ter entre 14 e 24 anos de idade ou estar matriculado na educação de jovens adultos (EJA) das redes públicas, com idade entre 19 e 24 anos;
- Possuir Cadastro de Pessoa Física (CPF) regular;
- Fazer parte de uma família que tenha se inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) até 7 de fevereiro de 2025, com renda média por pessoa de até meio salário mínimo.
Como se inscrever no programa?
Não há necessidade de se inscrever no Pé-de-Meia, atendendo aos critérios o jovem é incluso automaticamente no programa e passa a receber.
Se for elegível, a Caixa Econômica abre uma conta em nome do beneficiário, para que os pagamentos sejam recebidos. Não é preciso ir à agência bancária abrir a conta.
Dá tempo de receber o Pé-de-Meia no meio do ano?
Depende! O Ministério da Educação estabelece que os alunos só serão aceitos no Pé-de-Meia se estiverem inscritos no CadÚnico até 7 de fevereiro de 2025.
Logo, eles só poderão receber o benefício no meio do ano caso já estivessem no Cadastro Único, mas por alguma razão estivessem fora da escola ou ainda não tivessem recebido.