Quanto custa para emitir o novo RG com biometria?

SALESóPOLIS, SP — novo RG chegou para facilitar a vida dos cidadãos, incorporando dados biométricos. O documento, agora chamado de CNI (Carteira Nacional de Identificação) busca trazer mais segurança e praticidade. Mas quanto custa emitir o novo RG? Vamos esclarecer agora.

poupatempo
Quanto custa para emitir o novo RG com biometria?
(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

Quanto custa a emissão do novo RG?

A primeira via da CNI é gratuita, assim como a renovação, que também não possui custos. Essas medidas garantem que todos tenham acesso a um documento atualizado e seguro.

No entanto, quem escolhe manter o uso do RG, emitindo apenas uma nova via, vai ter que arcar com as taxas cobradas pelo seu estado. Os valores dependem de cada região, girando em torno de R$ 30 a R$ 50, e com possibilidade de gratuidade por meio do atestado de pobreza. 

Como solicitar o novo RG?

Você pode solicitar o novo RG nos postos de atendimento, como Poupatempo e outros pontos autorizados pelo órgão de emissão de documentos do seu estado, como o Detran.

Recomenda-se que agende o atendimento online para evitar filas. Será necessário levar documentos originais, como a certidão de nascimento ou casamento, além de todos os documentos que deseja incluir na sua CIN. 

Quais são os documentos necessários?

  • Certidão de nascimento ou casamento (original ou cópia autenticada).
  • Foto 3×4 recente (em alguns estados, não é mais exigido levar foto, pois a foto é feita no momento do atendimento).
  • Comprovante de residência (em alguns estados, pode ser necessário).
  • CPF (em alguns estados, é possível emitir o RG sem o CPF, mas é comum solicitar ambos juntos).

Verifique sempre as exigências do local de atendimento escolhido, pois podem variar. 

O novo RG é obrigatório?

O novo RG não é obrigatório ainda, mas passará a ser a partir de 2032. No entanto, a CIN pode oferecer mais segurança e unificar informações importantes.

Além disso, quem precisa do cadastramento biométrico pode usar essa emissão como forma de ter seus dados reconhecidos pelo governo federal. 

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com