FAB emite nota após acidente com avião da esquadrilha da fumaça nesta quarta-feira (30)

Na manhã desta quarta-feira (30), um acidente envolvendo uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) chamou a atenção. Um dos aviões da Esquadrilha da Fumaça, a famosa equipe de demonstração aérea do Brasil, sofreu uma queda em Santa Rita do Passa Quatro, no interior de São Paulo.

Logo após o caso veio a confirmação do caso pela Polícia Militar e pela própria FAB [confira a nota abaixo].


Detalhes do acidente avião esquadrilha da fumaça

O acidente ocorreu por volta das 10h30, durante um voo de treinamento da Esquadrilha da Fumaça, que utiliza aviões A-29 Super Tucano.

Antes de tudo, é importante destacar que a aeronave acidentada caiu em uma área desabitada, local justamente para esse tipo de atividade. A outra aeronave, entretanto, conseguiu realizar um pouso seguro.

Além disso, o piloto da aeronave acidentada teve sucesso ao se ejetar antes do impacto, o que evitou ferimentos graves.

Segundo informações do Comando da Aeronáutica, o piloto passa bem e está sendo submetido a avaliações médicas. O procedimento faz parte dos protocolos de segurança para situações como esta.

Captura após acidente avião esquadrilha da fumaça
Imagem: Reprodução

Investigação e ações do CENIPA

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) foi acionado e iniciou os procedimentos de investigação do acidente.

Assim, a equipe de investigadores se deslocou até o local para realizar a Ação Inicial da ocorrência. O objetivo é determinar as causas do acidente e garantir a segurança nas operações da Esquadrilha da Fumaça.


Nota Oficial da FAB

A FAB emitiu a seguinte nota oficial sobre o ocorrido:

“O Comando da Aeronáutica informa que uma aeronave A-29 Super Tucano, pertencente ao Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), conhecido como Esquadrilha da Fumaça, acidentou-se nesta quarta-feira (30/07), por volta das 10h30, durante voo de treinamento, realizado em área desabitada, destinada para atividades do EDA, no interior de São Paulo (SP).

O piloto ejetou-se com sucesso, passa bem e está sendo submetido a avaliações médicas previstas para este tipo de situação.

Investigadores do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) estão se deslocando até o local para iniciar os procedimentos de Ação Inicial da ocorrência.”.

Agora, com a chegada dos investigadores do CENIPA, o objetivo é entender as causas do acidente e garantir que medidas preventivas sejam tomadas.

A investigação, no entanto, é um processo detalhado que pode levar semanas ou meses. Porém a prioridade é sempre a segurança dos envolvidos em operações aéreas.

Moysés BatistaMoysés Batista
Moysés é Bacharel em Letras pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Além de ter entregue mais de 10 mil artigos em SEO nos últimos anos, tem se especializado na produção de conteúdo sobre benefícios sociais, crédito e notícias nacionais.