Nesta quarta-feira, às 21h30, os olhos do futebol brasileiro estarão voltados para o Corinthians e Palmeiras no clássico mais esperado da Copa do Brasil.
O duelo, recheado de história e rivalidade, promete agitar a torcida de ambos os clubes.
A rivalidade inédita na Copa do Brasil
Este será o primeiro encontro entre Corinthians e Palmeiras na Copa do Brasil, algo que ainda não havia acontecido ao longo das décadas de disputa entre os dois times.
Embora o Dérbi já tenha se repetido em outros campeonatos importantes, como o Campeonato Paulista e a Libertadores. Estamos falando do torneio de clubes mais tradicional do Brasil traz um toque especial ao histórico confronto.
Em suas 39 disputas, os times já se enfrentaram em campeonatos, torneios e amistosos de diversos tipos como, por exemplo:
- A Taça Centenário de Barretos, que em 1954, levou o Palmeiras à vitória por 1 a 0 fora de São Paulo.
A novidade agora é a rivalidade que será testada em um novo formato de competição. Para o Palmeiras, o momento é crucial, já que busca reafirmar sua superioridade histórica.
O Corinthians, por outro lado, quer mostrar a força de sua torcida e seu time em uma fase decisiva.
História de encontros no Dérbi
Ao longo dos anos, Corinthians e Palmeiras viveram momentos históricos. Aqui, podemos incluir algumas das maiores goleadas da história do clássico, como a vitória do Palmeiras por 8 a 0 em 1933 e os 5 a 1 de 1952 e 1982.
O maior goleador do clássico pelo time alviverde é Heitor, com 17 gols, enquanto o maior artilheiro do lado corintiano é Cláudio, com 21.
Além disso, o Dérbi teve grandes jogos no Allianz Parque e no Morumbi, com destaque para a final do Paulistão de 2020. Nela, portanto, o Palmeiras venceu nos pênaltis.
Outro fato que chama atenção são os números dos confrontos: o Palmeiras contabiliza 394 jogos, enquanto o Corinthians soma 384.
Expectativas para o jogo de hoje
O jogo promete ser uma guerra dentro de campo. Abel Ferreira, técnico do Palmeiras, tem sido crítico ao calendário lotado, mas sabe da importância do momento.
Por outro lado, o Corinthians, com sua tradicional força em jogos decisivos, não deve facilitar a vida do rival. Noite de Dérbi é sempre marcada pela imprevisibilidade, e não será diferente na Neo Química Arena.
Em um cenário de tanto equilíbrio e rivalidade, o que se pode esperar é um confronto emocionante, digno da grandeza dos dois clubes paulistas.
O palco está montado, e a torcida está pronta para mais um capítulo dessa história repleta de paixão e tradição.