SãO PAULO (SP) — A divulgação recente do ranking com as cidades mais violentas do Brasil trouxe algumas surpresas para os brasileiros. Isso porque, de acordo com a pesquisa, a cidade mais violenta do Brasil está localizada no estado do Ceará.
Se trata de Maranguape, cidade que já foi destaque no cenário nacional por ser a terra natal de Chico Anysio. Apesar de estar localizada no estado paradisíaco do Ceará, que se destaca pela força no turismo, a cidade é a mais violenta do Brasil.
Por que Maranguape foi considerada a cidade mais violenta do Brasil?
Maranguape chama a atenção pelas altas taxas de homicídios. Para o cálculo foram levados em consideração os números das mortes violentas a cada 100 mil habitantes.
Conforme relatado pelo G1, a violência existente na cidade é impulsionada por conflitos entre facções e o tráfico de drogas.
A fraca eficácia de políticas públicas de segurança agrava ainda mais a situação, sendo considerada ineficiente diante da crescente violência.
Principais fatores que alimentam a violência em Maranguape
- Conflitos Entre Facções Criminosas: Um grande motor dos homicídios.
- Tráfico de Drogas: Intensifica a violência e aguça a competição entre grupos.
- Ineficácia Policial: Gera uma crescente sensação de insegurança.
- Desigualdade Socioeconômica: Incentiva atividades ilícitas devido à falta de oportunidades.
Estão sendo implementadas medidas de segurança?
O governo municipal tem buscado intervir para diminuir os números negativos da cidade. Após a divulgação do resultado com o ranking das cidades mais violentas, o prefeito da cidade, Átila Câmara, ressaltou que “os números de segurança pública têm desafiado e incomodado profundamente”.
“Vou continuar sempre lutando para entregar o melhor para a cidade, e para estar aqui junto de vocês, dando a segurança de que a gente vai continuar a luta para que Maranguape seja, como sempre foi, forte, alegre e pacífica”, afirmou o prefeito em suas redes sociais.