VITóRIA DA CONQUISTA, BA — O financiamento de veículos caiu 0,7% no primeiro semestre deste ano. Segundo a B3, essa redução abrange autos leves, pesados e motos em todo o país. Esse dado surpreendeu analistas, que previam estabilidade ou leve crescimento, com base nas melhorias econômicas do início do ano.

(Imagem: Geração/FDR)
Em junho, observou-se uma desaceleração na concessão de créditos para veículos. Isso pode ser atribuído a fatores macroeconômicos, como taxas de juros elevadas e deterioração do poder de compra. Muitos possíveis compradores escolheram adiar a compra de veículos, impactando diretamente os financiamentos de veículos.
Por que caiu o número de financiamentos?
Primeiramente, a instabilidade econômica afetou a confiança dos consumidores. Problemas como inflação alta e juros elevados inibiram compras. Isso resultou em menos financiamentos, já que consumidores se mostram cautelosos em assumir dívidas de longo prazo.
Ademais, instituições financeiras tornaram mais rigorosos seus critérios de crédito, buscando minimizar riscos em um cenário incerto.
O que esperar do mercado de financiamento de veículos?
- Taxas de juros: Ajustes nas taxas podem beneficiar o mercado.
- Confiança do consumidor: Com a economia estável, a confiança pode voltar lentamente, influenciando financiamentos.
- Ofertas e promoções: Montadoras e bancos podem oferecer promoções para impulsionar vendas financiadas, incluindo desconto na compra de carro 0km.
A perspectiva é de recuperação no financiamento de veículos, condicionado à eficácia das medidas econômicas em restaurar a confiança e estimular o crédito. Apesar do cenário desafiador, bancos e montadoras precisarão inovar para atrair consumidores. Além disso, é importante estar atento, pois atrasar a parcela do financiamento pode levar à apreensão do veículo.
Com informações da B3.