Doce febre: morango do amor dispara vendas na Capital Nacional do Morango

Reconhecida oficialmente como Capital Nacional do Morango desde 2022, a cidade de Atibaia (SP) está vivendo uma verdadeira explosão de demanda por conta de um novo sucesso gastronômico: o morango do amor.

O doce, que viralizou nas últimas semanas, tem impulsionado o comércio local. Assim, tem sido responsável por gerar um faturamento recorde e filas de clientes em busca da iguaria local.


Demanda por morangos cresce de forma inesperada

Produtores rurais, como Veridiane Moreno Xavier, relataram um aumento expressivo nos pedidos de morangos.

Antes, as encomendas giravam em torno de uma caixa por semana por doceria. Agora, o número chega a cinco caixas ou mais — e continua crescendo diariamente.

Com a alta repentina, Veridiane já estuda formas de ampliar sua produção. “Sempre vendi tudo o que produzi, mas agora está indo muito mais rápido. Preciso adaptar”, comenta a produtora.


Docerias faturam e reforçam equipes por conta da febre do Morango do Amor

O fenômeno também movimentou as docerias da cidade. A confeiteira Izabella Maciel, por exemplo, que trabalha no ramo desde 2023, afirma nunca ter visto tamanho interesse por um único doce.

Segundo ela, nem mesmo os tradicionais ovos de Páscoa ou panetones despertaram tanto apetite quanto o morango do amor.

Desde o último sábado (19), Izabella vende em média 150 unidades por dia, a R$ 16 cada. O faturamento já ultrapassou os R$ 7 mil em cinco dias.

Isso, aliás, levou a confeitaria a suspender temporariamente a produção de outros doces para atender à nova demanda.

“Se eu produzisse 300, venderia os 300. Ontem teve fila de motoboy na porta para retirada”, conta. Assim, a confeitaria começou a produzir às 5h da manhã para atender os pedidos e ainda assim esgotou os estoques antes do almoço.

Com o movimento intenso, Izabella já contratou um funcionário e planeja reforçar a equipe com mais duas pessoas para o próximo fim de semana.

Atibaia e sua tradição com o morango

A cidade de Atibaia é referência nacional quando o assunto é morango. Além do novo sucesso com o morango do amor, a fruta é usada em uma variedade de doces criativos, como tortas, brownies, cupcakes e bombons.

Durante a tradicional Festa de Flores e Morangos de Atibaia, pratos inusitados também ganham destaque. Entre eles, o estrogonofe de morango, feito com creme, castanha de caju e calda de chocolate ou morango, e o “segura marido”, que leva creme caramelado, ganache e morango picado.

Até pratos salgados entram na lista, como o contrafilé ao molho de morango, servido com vinagrete da fruta.

A febre do morango do amor, sem dúvida, mostra como estamos sempre inovando sem perder a essência. Em Atibaia, no entanto, as pessoas unem tradição agrícola com criatividade gastronômica.

Dessa forma, Atibaia reforça seu título de Capital Nacional do Morango e demonstra o potencial econômico e cultural da fruta.

Moysés BatistaMoysés Batista
Moysés é Bacharel em Letras pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Além de ter entregue mais de 10 mil artigos em SEO nos últimos anos, tem se especializado na produção de conteúdo sobre benefícios sociais, crédito e notícias nacionais.