Como diagnosticar o Mal de Parkinson

O Mal de Parkinson afeta o sistema nervoso, trazendo desafios significativos. A detecção precoce é essencial para um tratamento eficaz. Conhecer os sintomas e os exames necessários é fundamental. 

Diagnóstico de Parkinson: sintomas a observar

Os sintomas do Parkinson podem variar, mas frequentemente incluem:

  • Tremores que começam em uma mão e se espalham.
  • Rigidez muscular, dificultando movimentos simples.
  • Movimentos lentos ou bradicinesia, interferindo nas atividades diárias.

Como é realizado o diagnóstico de Parkinson?

O diagnóstico envolve avaliação clínica e exames específicos. Veja como funciona:

  1. Histórico médico e exame neurológico: Médicos começam por revisar o histórico do paciente e realizar exames neurológicos completos.
  2. Exames de imagem: Ressonâncias magnéticas podem descartar outras doenças neurológicas.
  3. Teste de resposta a medicamentos: Caso os sintomas melhorem após medicamentos específicos, isso pode indicar Parkinson.
  4. Avaliação de sintomas: Verificar a presença e progressão dos sintomas típicos da doença.

Embora não exista um teste definitivo para Parkinson, o diagnóstico clínico baseia-se na presença de sintomas clássicos conforme padrões médicos.

Exames que auxiliam no diagnóstico de Parkinson

  • DaTscan: Ajuda a visualizar a dopamina no cérebro, crucial na doença.
  • Exames Neurológicos: Testes de coordenação e reflexos são essenciais.

Detectar o Parkinson precocemente é vital para otimizar o tratamento e a qualidade de vida. Isso permite iniciar terapias para retardar a progressão da doença e gerenciar os sintomas de forma mais eficiente.

Se você ou alguém que você conhece apresentar sintomas suspeitos, consulte um médico. Isso pode fazer toda a diferença. Para informações adicionais, consulte o novo modelo para estudar a doença de Parkinson em fontes confiáveis como a Veja.

Marina Costa SilveiraMarina Costa Silveira
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Com experiência em redação, redes sociais e marketing digital. Atualmente, cursando o MBA em Marketing, Branding e Growth pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).