Abandone agora esse hábito que está prejudicando a sua saúde!

SãO PAULO (SP) — Você acha que segurar um espirro é inofensivo? Na verdade, esse hábito coloca sua saúde em risco de formas inesperadas. Muitos não sabem, mas prender um espirro pode provocar problemas graves, como surdez temporária ou até mesmo um AVC. 

Abandone agora esse hábito que está prejudicando a sua saúde! (Imagem: FDR/IA Sora)

Por que segurar o espirro é perigoso?

O espirro é uma defesa natural do corpo, expulsando agentes irritantes das vias respiratórias. Segurar o espirro aumenta a pressão nos ouvidos e nas tubas auditivas, possivelmente rompendo o tímpano.

Além disso, essa pressão pode formar bolhas de ar em locais inadequados, como o cérebro, resultando em sérias complicações de saúde.

Quais riscos o hábito de segurar o espirro traz?

  • Surdez temporária ou permanente: A alta pressão pode danificar o sistema auditivo.
  • Danos aos vasos sanguíneos: A pressão elevada pode romper vasos no cérebro.
  • Infecções: Reter germes no sistema respiratório pode aumentar o risco de infecções.

Entender os perigos de segurar o espirro é essencial. Sempre libere o espirro naturalmente, cobrindo a boca e o nariz com um lenço ou o braço.

Mantenha as mãos limpas para minimizar a propagação de germes. Esses hábitos simples podem prevenir complicações indesejadas.

Qual a maneira mais segura de espirrar?

Quando a vontade de espirrar surgir, deixe-o acontecer. Cubra o nariz e a boca com o antebraço, não com as mãos. Esse método reduz a contaminação por germes e protege sua saúde e a dos outros. Desenvolva esse hábito saudável e cuide do seu bem-estar.

Portanto, abandonar o hábito de segurar o espirro traz benefícios à saúde. Medidas simples no dia a dia fazem diferença. Não hesite: libere o espirro, proteja ouvidos, vasos sanguíneos e seu bem-estar geral. Um pequeno ato pode prevenir grandes problemas, segundo especialistas

 

Daniele GomesDaniele Gomes
Formada em jornalismo, com experiência como repórter de economia e política, além de assessoria de imprensa e gestão de redes sociais.