Fake: Prazo para pedir ressarcimento no INSS não acabou

SALESóPOLIS, SP — Algumas informações circulavam na internet afirmando que o prazo para solicitar o ressarcimento no INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) havia acabado. Porém, essa informação é falsa.

inss
Fake: Prazo para pedir ressarcimento no INSS não acabou
(Foto: I.A)

Conforme informa o portal oficial do governo, o prazo segue está aberto até novembro. A ideia é de que todos recebam até o fim deste ano, o valor do reembolso será liberado por blocos. 

Os depósitos têm início a partir desta quinta-feira (24), os primeiros 100 mil aposentados e pensionistas do INSS começam a receber. 

Como funciona o ressarcimento do INSS?

Para receber o valor de volta, os beneficiários não precisam entrar com ação judicial. Basta aderir ao acordo firmado pelo Governo Federal, que foi homologado pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

A adesão pode ser feita gratuitamente e sem a necessidade de envio de documentos adicionais, por meio do aplicativo Meu INSS ou presencialmente em agências dos Correios em todo o país.

O prazo para adesão vai até 14 de novembro de 2025, podendo ser prorrogado se necessário. 

Pagamento automático na conta do beneficiário do INSS

Após a adesão, o pagamento será realizado automaticamente na mesma conta onde o aposentado já recebe o benefício.

O ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, destacou que o governo está adiantando os recursos aos beneficiários, mas que as apurações para responsabilizar os culpados pelos descontos indevidos continuam em andamento. 

Até o dia 20 de julho, mais de 714 mil aposentados e pensionistas haviam aderido ao acordo, representando aproximadamente 36% do total de beneficiários aptos a assinar a adesão, cerca de 1,9 milhão de pessoas. 

Passo a Passo para adesão

  • Acesso ao Aplicativo: Baixe o aplicativo Meu INSS na loja de aplicativos do seu smartphone;
  • Login: Faça login com seu CPF e senha cadastrados.
  • Adesão ao Acordo: No menu principal, selecione a opção “Consultar pedidos” e depois “Cumprir exigência”, clicando em cada pedido;
    • Siga as instruções para formalizar sua adesão.
  • Atendimento Presencial: Caso prefira, dirija-se a uma agência dos Correios mais próxima para realizar a adesão presencialmente.

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com