Preta Gil morre aos 50 anos de câncer; saiba quanto custa o tratamento fora do país

SALESóPOLIS, SP — Preta Gil, uma das artistas mais queridas do Brasil, faleceu aos 50 anos devido a um câncer no intestino. Sua batalha, marcada por coragem e determinação, deixa uma marca profunda em seus fãs e no cenário artístico brasileiro.

preta gil
Preta Gil morre aos 50 anos de câncer; saiba quanto custa o tratamento fora do país
(Foto: Instagram)

Neste ano Preta anunciou que optou por um tratamento nos Estados Unidos, envolvendo técnicas avançadas e de alto custo que prometiam diminuir os efeitos do câncer e até dar a cura. 

Ainda no Brasil a artista realizou desde 2023 quimioterapia e radioterapia. Mas em agosto de 2024 a doença retornou em outras regiões do corpo, o que levou a uma cirurgia de 21 horas e a retomada de intervenções médicas.

Quanto custa tratar o câncer nos EUA?

Muitos questionam o custo do tratamento de câncer nos Estados Unidos. Além de Preta Gil, pacientes buscam por tratamentos internacionais quando locais não são suficientes.

O valor depende da infraestrutura, tecnologia e tipo de tumor, frequentemente incluindo cirurgia, quimioterapia e radioterapia, resultando em um investimento significativo.

Em maio deste ano, quando Preta anunciou que viajaria em busca de novos tratamentos, a colunista do Metrópoles, Fábio Oliveira, apurou que o investimento nesse tratamento pode chegar a 7 milhões de dólares (aproximadamente R$ 36 milhões).

Além dos custos com os médicos, hospitais e procedimentos, quem opta por dar início ao seu tratamento fora do país precisa considerar outros custos, como: moradia, alimentação, vestimenta e etc. 

Tratamentos de câncer disponíveis no Brasil:

  • Cirurgia: Remoção do tumor e áreas adjacentes afetadas;
  • Quimioterapia: Medicamentos para destruir ou impedir o crescimento de células cancerígenas;
  • Radioterapia: Utilização de radiação para reduzir ou eliminar tumores;
  • Terapias-alvo: Foco em alterações específicas nas células cancerígenas.

Embora o Brasil ofereça essas opções, muitos, quando possível, buscam a excelência dos tratamentos internacionais.

A decisão pelo tratamento internacional

Para Preta Gil, optar pelo tratamento no exterior foi desafiador. Buscava esperanças em tratamentos inovadores e de qualidade superior, apesar de custos elevados. Esta escolha reflete sua determinação em buscar todas as oportunidades para lutar contra a doença.

Muito transparente sobre a sua doença, ela contou em entrevista ao Fantástico (TV Globo) que viajaria para os Estados Unidos em busca de um novo método para se tratar. A expectativa era de ficar em solo americano até agosto, mas infelizmente ela não resistiu. 

 

 

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com