O Brasil, sem dúvida, é famoso por suas praias e paisagens exuberantes, também abriga um fenômeno geográfico raro: um fiorde.
Um dos pontos que chama atenção, é que ele fica praticamente no meio do caminho entre as duas maiores capitais do país.
Com isso, o fiorde de Paraty surpreende por sua beleza única e pela combinação de mar e montanhas. Então, te convidamos para explorar esse lugar singular e como ele se destaca no contexto natural brasileiro.
O que é um fiorde e onde ele está?
Fiordes são formações geográficas criadas por movimentos glaciais. Mas sua principal característica é o fato de ter águas profundas e estreitas rodeadas por altas montanhas.
Embora seja um fenômeno comum em países como a Noruega e o Chile, o único fiorde do Brasil está situado em Paraty, no estado do Rio de Janeiro.
Paraty: a cidade que abriga o fiorde
Paraty é uma cidade histórica conhecida por suas ruas de pedra e pela preservação do seu centro colonial. Além de sua arquitetura charmosa, Paraty é rodeada por uma natureza exuberante.
O fiorde, que fica no Saco do Mamanguá, na região de Paraty, sem dúvida, é um dos senão, o destaque da região.
Assim, ele oferece aos visitantes e moradores, uma paisagem impressionante. Lá, a vegetação de Mata Atlântica se encontra com 8 km de braço do mar, resultando em um cenário inesquecível.
Como chegar ao fiorde de Paraty?
A melhor forma de chegar ao fiorde de Paraty é por meio de barcos que partem do centro da cidade. Durante a travessia, é possível admirar a diversidade de fauna e flora da região, além de aproveitar a tranquilidade das águas.
Por que o fiorde de Paraty é único?
Apesar de ser chamado de fiorde, o de Paraty não foi formado por glaciações, como os tradicionais. No entanto, sua beleza e características geográficas o tornam uma atração rara no Brasil.
O fiorde é um dos poucos locais no país onde a interação entre o mar e as montanhas cria uma paisagem tão impactante.
O fiorde de Paraty é um destino imperdível para quem visita o Rio de Janeiro. A mistura de história, natureza e um cenário único no Brasil garante que essa maravilha geográfica continue encantando turistas de todo o mundo.