Novo golpe da maquininha por aproximação preocupa moradores nas ruas de São Paulo; veja como se prevenir

Recentemente, moradores de São Paulo têm se deparado com um novo golpe que utiliza maquininhas de cartão para realizar cobranças de forma clandestina.

Esse tipo de crime tem gerado bastante preocupação, pois os golpistas conseguem realizar transações sem o consentimento da vítima. Isso tudo por meio da tecnologia de pagamento por aproximação.


Como funciona o novo golpe da maquininha?

O golpe ocorre quando um criminoso se aproxima da vítima com uma maquininha de cartão, que tem a capacidade de cobrar por aproximação.

O golpista encosta a maquininha do lado do bolso ou da carteira da pessoa, sem que ela perceba, e a transação é realizada. O mais alarmante é que, muitas vezes, as vítimas só percebem o roubo quando verificam sua fatura ou saldo bancário.

Como se prevenir do novo golpe?

Contudo, existem algumas formas simples de se proteger e evitar cair nesse tipo de golpe. Abaixo você pode ver aqui:

Uma pessoa aproximando a maquininha de uma pessoa distraída para aplicar o Novo golpe da maquininha
Imagem: Geração/FDR

1. Desative a opção de pagamento por aproximação

Uma das maneiras mais eficazes de se proteger é desativando a função de pagamento por aproximação no seu cartão.

Você pode fazer isso diretamente com o seu banco ou instituição financeira. Isso, entretanto, impede que o seu cartão seja usado sem a necessidade de senha, dificultando as transações fraudulentas.

2. Exija senha até para pagamentos por aproximação

Outra opção é configurar seu cartão para que ele exija a senha mesmo quando o pagamento for feito por aproximação. Isso dificulta ainda mais que golpistas possam realizar transações sem o seu conhecimento.

3. Proteja seu cartão com papel alumínio

Uma solução caseira que tem circulado nas redes sociais é o uso de uma capinha de papel alumínio. Ao envolver seu cartão com esse material, você bloqueia a transmissão do sinal e impede que a maquininha de aproximação funcione.

Embora não seja uma solução 100% garantida, pode ajudar a reduzir o risco de ataques.


Outras precauções essenciais

Além de desativar a função de pagamento por aproximação, é importante sempre ficar atento a comportamentos suspeitos ao seu redor. Sobretudo, em locais públicos e movimentados, como transporte coletivo e ruas de grande circulação.

Golpistas podem agir rapidamente, e estar ciente do que acontece ao seu redor é fundamental para se proteger.

O novo golpe envolvendo maquininhas de pagamento por aproximação é uma realidade que assusta moradores de São Paulo, mas com algumas precauções simples, é possível evitar se tornar vítima desse tipo de crime.

Desative o pagamento por aproximação, exija senha em todas as transações e considere usar o truque do papel alumínio para proteger seu cartão. Fique atento, e mantenha suas finanças seguras!

Moysés BatistaMoysés Batista
Moysés é Bacharel em Letras pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Além de ter entregue mais de 10 mil artigos em SEO nos últimos anos, tem se especializado na produção de conteúdo sobre benefícios sociais, crédito e notícias nacionais.