Pediu benefício do INSS nos últimos 6 meses? Solicitação pode ter sido esquecida

SALESóPOLIS, SP — Muitas pessoas enfrentaram problemas ao solicitar benefícios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) recentemente. Um levantamento mostrou que durante os meses de janeiro a junho deste ano os sistemas da Previdência Social ficaram fora do ar por pelo menos 67 dias não consecutivos. 

inss
Pediu benefício do INSS nos últimos 6 meses? Solicitação pode ter sido esquecida
(Foto: I.A)

Um levantamento realizado pela GloboNews, com base em dados divulgados pelo próprio INSS, mostrou que de janeiro a junho de 2025, o sistema do INSS não funcionou por 67 dias.

Isso equivale a mais de dois meses sem acesso para novos pedidos. De acordo com o estudo, durante esses dias os sistemas apresentaram falhas classificadas como graves, logo os funcionários não conseguiram trabalhar. 

A fila de espera do INSS já tem mais de 2 milhões de pedidos, e entre os motivos está justamente a impossibilidade dos servidores trabalharem, já que os sistemas foram interrompidos. 

Como a falha no sistema do INSS afeta os beneficiários?

Quem fez solicitações ao INSS neste período encarou longos atrasos. Muitos talvez nem saibam que seus pedidos não foram registrados devido às falhas no sistema.

De acordo com uma servidora ouvida pelo g1, quando o sistema para de funcionar os funcionários entram em contato com a Dataprev, mas o reparo não acontece no mesmo dia.

É crucial verificar o status do pedido quanto antes. Se seu pedido não foi registrado, busque soluções urgentes.

Os servidores do INSS possuem metas diárias de análises a serem cumpridas. Porém, sem máquina disponível para trabalhar eles não conseguem cumprir com seu trabalho. 

 

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com