SALESóPOLIS, SP — Recentemente, circulou a notícia de uma suposta indenização para usuários do PIX entre 2020 e 2025. O Banco Central desmente e esclarece: a informação é falsa. Não existe qualquer indenização de R$ 10 mil autorizada para quem utilizou o PIX.

(Foto: I.A)
O PIX, criado pelo Banco Central do Brasil, é um sistema de pagamento que facilita e agiliza transações financeiras.
Desde sua introdução, em 2020, o método tem transformado a forma de realizar pagamentos e transferências, oferecendo mais praticidade no dia a dia. Além de ser rápido o processo também é totalmente gratuito.
Indenização pelo uso do PIX é verdade?
Essa notícia sobre uma indenização é, na verdade, um golpe. Golpistas frequentemente disseminam informações falsas para enganar pessoas, prometendo benefícios fictícios.
É importante verificar fontes confiáveis e comunicar-se com o Banco Central, que não emitiu qualquer nota oficial sobre tal indenização.
De acordo com o g1, há informações na internet de que os dados de alguns brasileiros foram vazados ao usar o PIX, e que por isso teriam direito de ser indenizado em pelo menos R$ 10 mil.
No final do vídeo, que na verdade é manipulado, há um botão escrito “Saiba mais” que direciona o usuário para um site falso do Banco Central.

Investigação de Trump afeta PIX?
Proteja-se de fraudes relacionadas ao PIX
- Consulte comunicados oficiais do Banco Central: Confira informações no site e canais oficiais;
- Proteja seus dados pessoais e financeiros: Desconfie de solicitações de dados mediante promessa de benefícios;
- Identifique notícias falsas: Use sempre fontes confiáveis para se manter informado.
A relevância do PIX no país
O PIX impulsionou a inovação no sistema financeiro brasileiro. Com transações seguras e disponíveis ele se tornou um dos métodos de pagamento mais populares, facilitando operações entre consumidores e empresas.
Dicas de Segurança para Uso do PIX
- Ative notificações de transação no app bancário: Isso garante que você monitore suas transações em tempo real.
- Escolha com cuidado suas chaves PIX: Evite usar informações simples e fáceis de adivinhar, como CPF ou telefone.
Em síntese, o PIX é uma ferramenta valiosa e segura. Contudo, é vital permanecer vigilante contra golpes e boatos. Acompanhe as notícias através de canais oficiais do Banco Central, garantindo assim sua segurança financeira.