Anticoncepcional de graça! Proteja-se sem pagar nada na farmácia

SALESóPOLIS, SP — Hoje em dia, obter anticoncepcionais gratuitamente é mais acessível do que nunca. O governo brasileiro disponibiliza anticoncepcionais sem custo para aqueles que buscam se proteger. 

contraceptivo
Anticoncepcional de graça! Proteja-se sem pagar nada na farmácia
(Foto: I.A)

Recentemente foi incluso no programa Farmácia Popular a liberação de contraceptivos de via oral, com o objetivo de aumentar o acesso a métodos contraceptivos seguros e eficazes.

O uso correto desses métodos contribui significativamente para o planejamento familiar e a saúde feminina.

Como funciona o programa Farmácia Popular?

Iniciado com o objetivo de facilitar o acesso a medicamentos essenciais, o programa Farmácia Popular oferece não apenas anticoncepcionais, mas também outros medicamentos para variadas condições de saúde.

Para participar, dirija-se a uma farmácia credenciada munido de uma prescrição médica, identidade e CPF. Esses documentos garantem seu direito de receber os medicamentos sem custos.

Não é preciso comprovação de renda para conseguir o acesso aos medicamentos, desde que eles tenham sido prescritos por um médico. No entanto, especificamente no caso dos anticoncepcionais a liberação só é feita para inscritas no Bolsa Família. 

Quais anticoncepcionais são disponíveis gratuitamente?

O programa surpreende ao oferecer uma diversidade de anticoncepcionais, como:

  • acetato de medroxiprogesterona (150 mg);
  • etinilestradiol (0,03 mg) + levonorgestrel (0,15 mg);
  • noretisterona (0,35 mg);
  • valerato de estradiol (5 mg) + enantato de noretisterona (50 mg).

Vantagens de usar anticoncepcionais gratuitos

A escolha por anticoncepcionais gratuitos oferece mais do que economia. Eles ajudam a reduzir casos de gravidez não planejada e promovem a saúde reprodutiva e uma melhor qualidade de vida.

O acesso facilitado à saúde é um direito, e o programa Farmácia Popular desempenha um papel crucial nessa missão social.

Explorar como conseguir anticoncepcionais na farmácia pode simplificar sua rotina. Além de não ter despesas, você cuida da sua saúde e realiza um planejamento familiar consciente. 

Mas atenção! O contraceptivo de via oral ou injetável não impede a transmissão de doenças sexuais. Por isso, o uso de preservativo continua sendo importante e os postos de saúde também liberam esse produto. 

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com