SãO PAULO (SP) — O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) divulgou nesta semana o prazo limite para os beneficiários solicitarem o ressarcimento dos descontos irregulares e receberem o valor de forma conjunta com o pagamento de julho.
Por isso, se você tem direito ao ressarcimento, é essencial estar atento a essa data para não perder essa oportunidade.
O que é o ressarcimento do INSS?
O ressarcimento do INSS refere-se à devolução de valores descontados indevidamente da aposentadoria ou benefício de segurados do INSS.
O caso foi descoberto recentemente e o impacto é de mais de R$ 6 bilhões. No entanto, a devolução dos valores descontados de forma irregular foi assegurada pelo INSS.
Qual é a data limite para pedir o ressarcimento do INSS?
A data limite para solicitar o ressarcimento e receber ainda com o pagamento de julho foi definida: 21 de julho de 2025. Isso significa que você deve fazer a solicitação até essa data para garantir que o valor esteja na conta em breve.
Como solicitar o ressarcimento do INSS?
A solicitação de ressarcimento pode ser feita facilmente através do portal Meu INSS. Veja como:
-
Acesse o portal Meu INSS (https://meu.inss.gov.br).
-
Faça login com seus dados de acesso.
-
No menu de serviços, selecione a opção “Solicitar Ressarcimento”.
-
Preencha as informações solicitadas e envie a solicitação.
O processo é totalmente online, sem necessidade de sair de casa. Se precisar de ajuda, você pode entrar em contato com a central de atendimento do INSS ou procurar orientação em uma agência.
O que acontece depois da solicitação de ressarcimento do INSS?
Após a solicitação, o INSS realizará uma análise detalhada e os cálculos necessários para verificar se você tem direito ao ressarcimento e qual o valor a ser devolvido. Se o pedido for aprovado, o pagamento será feito a partir de 24 de julho de 2025.
Quem fizer a solicitação dentro do prazo pode esperar um pagamento mais rápido, já que o processo foi organizado para garantir que os valores sejam devolvidos sem demora.