Alerta de golpe! Concurso do SUS com 15 mil vagas em UPAs é FALSO; veja como se proteger

VITóRIA DA CONQUISTA, BA — Alerta de golpe! Concurso do SUS com 15 mil vagas em UPAs é FALSO; veja como se proteger

A informação sobre um Concurso do SUS oferecendo 15 mil vagas é falsa. Essa notícia enganosa se espalhou rapidamente, mas carece de confirmação oficial. Golpistas exploram essas falsas oportunidades para enganar, principalmente via redes sociais.

Alerta de golpe! Concurso do SUS com 15 mil vagas em UPAs é FALSO;
veja como se proteger
(Imagem: Geração/FDR)

Cuidado, um suposto concurso do SUS com 15 mil vagas está sendo divulgado em diversos portais. Porém, o próprio Ministério da Saúde já afirmou que essa informação é falsa. Sendo assim, é mais um golpe que os criminosos tentam aplicar usando o nome de instituições públicas.

Segundo o Ministério da Saúde, essa prática tem um objetivo principal: roubar seus dados. Com eles os golpistas podem fazer uma série de ações que vao prejudicar o cidadão.

Como reconhecer e evitar golpes?

  • Desconfie de Promessas Exageradas: Sempre investigue a origem das mensagens, especialmente aquelas recebidas por redes sociais e aplicativos de mensagens.
  • Verifique Fontes Oficiais: Confirme a autenticidade dos concursos em sites governamentais ou oficiais, como indicado na aba de concursos do FDR.
  • Proteja Seus Dados: Nunca compartilhe informações pessoais ou documentos sem garantir a veracidade da vaga.
  • Adote uma Postura Crítica: Em caso de suspeita, investigue antes de acreditar.

Fraudes costumam redirecionar para sites que imitam páginas autênticas. Esteja atento a erros gramaticais ou solicitações de dados financeiros – ambos são sinais de tentativas de golpe. Além disso, concursos públicos legítimos não cobram taxas ocultas.

Dicas para se proteger de golpes online

  • Mantenha um antivírus atualizado: Proteja seus dispositivos contra ameaças virtuais.
  • Ignore Pedidos de informações pessoais: Não forneça dados a anunciantes suspeitos.
  • Denuncie: Informe as autoridades sobre qualquer publicação ou tentativa de fraude.
  • Confirme a autenticidade das informações: Verifique diretamente com o órgão oficial citado.
  • Cuidado com links suspeitos: Evite acessá-los, especialmente de fontes desconhecidas.

Cair em golpes como este pode trazer consequências sérias. Contribua expondo a verdade e alertando outros sobre fraudes. Educar é a chave para proteger nossa comunidade de armadilhas enganosas. O Sistema Único de Saúde é um exemplo de como informações verídicas podem fazer a diferença para milhões

Para mais informações oficiais e bloqueio de fraudes, confira referências nas redes sociais das autoridades.

 

Jamille NovaesJamille Novaes
Formada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a produção de texto sempre foi sua paixão. Já atuou como professora e revisora textual, mas foi na redação do FDR que se encontrou como profissional. Possui curso de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios; e de Produção de Conteúdos Digitais.