Idosos têm dinheiro EXTRA aprovado pelo INSS em julho

SALESóPOLIS, SP — O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) trouxe uma novidade promissora para os idosos em julho: a introdução de um benefício adicional. Este dinheiro extra tem o potencial de transformar a vida de milhões de brasileiros.

inss
Idosos têm dinheiro EXTRA aprovado pelo INSS em julho
(Foto: I.A)

Este novo benefício, na verdade, é um dinheiro que foi desviado por associações privadas da conta dos segurados do INSS.

Neste ano a Controladoria Geral da União (CGU) divulgou um esquema bilionário de fraudes e que acontece há mais de cinco anos. Nele, empresas têm descontado um valor associativo da conta dos segurados, mas sem que eles tenham concordado com isso.

Agora, o governo federal vai devolver o que foi descontado nos últimos cinco anos. Pelo menos 3 milhões de pedidos de reembolso já foram feitos.

O montante começa a ser liberado em 24 de julho, serão 100 mil pessoas beneficiadas por dia, segundo o presidente do INSS, Gilberto Waller Júnior. 

Quais são as regras para receber o benefício este mês?

  • Quem tem direito: Todos os idosos que sofreram com desconto no seu benefício desde 2020;
  • Como solicitar: Via Meu INSS, ou em uma agência dos Correios;
  • Data de pagamento: O valor integral descontado dos últimos cinco anos será devolvido uma única vez para cada segurado a partir de 24 de julho. 

Para milhões de idosos, essa quantia se traduz em um alívio necessário. Muitos enfrentam desafios econômicos diários, e o dinheiro adicional pode fazer a diferença no orçamento, especialmente porque vai contar com correção pelo IPCA

Pedido de ressarcimento usando o App Meu INSS

  • Acesse o aplicativo Meu INSS com seu CPF e senha;
  • Vá em “Consultar Pedidos” e clique em “Cumprir Exigência”;
  • Role até o comentário mais recente e selecione “Sim” no campo “Aceito receber”;
  • Clique em “Enviar”. Pronto! Agora é só aguardar o pagamento.

Ao concordar com esse processo o aposentado abre mão de abrir um requerimento contra a associação que desviou seu dinheiro, neste caso o governo é quem paga pelo seu prejuízo. 

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com