SALESóPOLIS, SP — O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) trouxe uma novidade promissora para os idosos em julho: a introdução de um benefício adicional. Este dinheiro extra tem o potencial de transformar a vida de milhões de brasileiros.
(Foto: I.A)
Este novo benefício, na verdade, é um dinheiro que foi desviado por associações privadas da conta dos segurados do INSS.
Neste ano a Controladoria Geral da União (CGU) divulgou um esquema bilionário de fraudes e que acontece há mais de cinco anos. Nele, empresas têm descontado um valor associativo da conta dos segurados, mas sem que eles tenham concordado com isso.
Agora, o governo federal vai devolver o que foi descontado nos últimos cinco anos. Pelo menos 3 milhões de pedidos de reembolso já foram feitos.
O montante começa a ser liberado em 24 de julho, serão 100 mil pessoas beneficiadas por dia, segundo o presidente do INSS, Gilberto Waller Júnior.
Quais são as regras para receber o benefício este mês?
- Quem tem direito: Todos os idosos que sofreram com desconto no seu benefício desde 2020;
- Como solicitar: Via Meu INSS, ou em uma agência dos Correios;
- Data de pagamento: O valor integral descontado dos últimos cinco anos será devolvido uma única vez para cada segurado a partir de 24 de julho.
Para milhões de idosos, essa quantia se traduz em um alívio necessário. Muitos enfrentam desafios econômicos diários, e o dinheiro adicional pode fazer a diferença no orçamento, especialmente porque vai contar com correção pelo IPCA.
Pedido de ressarcimento usando o App Meu INSS
- Acesse o aplicativo Meu INSS com seu CPF e senha;
- Vá em “Consultar Pedidos” e clique em “Cumprir Exigência”;
- Role até o comentário mais recente e selecione “Sim” no campo “Aceito receber”;
- Clique em “Enviar”. Pronto! Agora é só aguardar o pagamento.
Ao concordar com esse processo o aposentado abre mão de abrir um requerimento contra a associação que desviou seu dinheiro, neste caso o governo é quem paga pelo seu prejuízo.