SALESóPOLIS, SP — Boas notícias para aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social)! Neste mês de julho, muitos idosos poderão receber até R$ 350 a mais em seus pagamentos. Isso se deve à devolução de descontos indevidos realizados por associações.

(Foto: I.A)
Neste ano a CGU (Controladoria Geral da União) revelou que os segurados do INSS foram vítimas de descontos indevidos aplicados aos seus benefícios.
Esses valores retirados indevidamente por associações representativas dos aposentados e pensionistas, serão reembolsados pelo governo federal a partir de 24 de julho, considerando que o INSS recebeu denúncias sobre o caso e demorou para agir.
Descubra se você tem direito ao reembolso
Para saber se você tem direito ao valor extra, verifique o extrato de pagamento no portal oficial do INSS. O procedimento é simples e pode ser feito com seu login.
- Acesse o App Meu INSS e faça login;
- O interessado deve acessar a aba “Consultar Pedidos”;
- Caso de fato haja dinheiro a ser recebido basta clicar no item “Cumprir Exigência”;
- Assinalar a opção “Aceito Receber”, localizada no fim da página;
- Clique em “Enviar”.
Não é necessário enviar nenhum documento além dos já apresentados.
A devolução abrange idosos que sofreram descontos ilegais em seus benefícios nos últimos cinco anos. Isso inclui aposentados por idade, por invalidez e pensionistas. Se você notou descontos sem explicação, pode ser parte do grupo que receberá a devolução.
Quanto pode ser depositado a mais no salário do INSS de julho?
Depende! Os depósitos começam no dia 24 de julho, serão 100 mil pessoas beneficiadas por dia. O valor do reembolso do dinheiro desviado do INSS vai depender do valor que era retirado por mês e por quanto tempo essa quantia foi desviada.
E se não houver devolução?
Caso você não visualize a quantia extra mas acredite ter direito, entre em contato com o INSS através do número 135, ou agende o comparecimento na agência do INSS para esclarecer a situação e obter mais detalhes sobre como proceder.
A devolução desses descontos é um alívio para idosos beneficiados, garantindo o respeito aos seus direitos. Com simples verificações, você assegura que o pagamento de julho venha com um valor extra.