Se você trabalhou formalmente em 2023 e está desempregado, pode ter direito ao pagamento do PIS/Pasep ainda este ano. Os valores dos benefícios chegam a até um salário mínimo.
O pagamento dessa gratificação ocorre anualmente pelo governo federal aos trabalhadores que atendem aos requisitos do programa.
Neste ano de 2025, a data de pagamento para quem nasceu em setembro, outubro, novembro ou dezembro é entre os meses de julho e agosto.

O pagamento ocorre de acordo com a data de nascimento do trabalhador. O calendário de pagamento do PIS/Pasep para 2025 traz as seguintes datas:
- Setembro e Outubro: 16/07/2025
- Novembro e Dezembro: 15/08/2025
Portanto, se você nasceu entre setembro e outubro, o pagamento ocorrerá a partir de 16 de julho. Mas se o seu nascimento é entre novembro e dezembro, o pagamento ocorre no dia 15 de agosto de 2025.
O valor pago, entretanto, é proporcional ao tempo trabalhado. Assim, pode chegar até um salário mínimo, dependendo do tempo de vínculo com o empregador.
Quem tem direito ao pagamento de até 1 salário mínimo?
Para receber o PIS/Pasep, é necessário cumprir alguns requisitos, como:
- Estar cadastrado no PIS/Pasep há pelo menos 5 anos.
- Ter trabalhado formalmente por pelo menos 30 dias em 2023, com remuneração mensal média de até 2 salários mínimos.
- Ter os dados corretamente registrados na RAIS (Relação Anual de Informações Sociais) pelo empregador.
O pagamento do PIS é destinado aos trabalhadores da iniciativa privada e o Pasep aos servidores públicos. No entanto, também pode chegar a quem está desempregado em 2025, e trabalhou em 2023.
Como consultar o saldo e se você pode receber até 1 salário mínimo?
É possível consultar o saldo e a data de pagamento do PIS/Pasep através do aplicativo Caixa Tem. Além disso, você pode usar o site da Caixa Econômica Federal, ou pelo telefone 0800-726-0207.
Não deixe de aproveitar este benefício se você se enquadrar nos requisitos!