Orkut é do Brasil? Fala de Ministro Dias Toffoli gera dúvidas e web reage: “Isso é fake news”

Recentemente, o ministro Dias Toffoli causou polêmica ao afirmar algo, durante uma discussão sobre a responsabilização das redes sociais. Ele disse que o Orkut era brasileiro.

Essa declaração gerou repercussão e levou internautas a questionarem a veracidade dessa informação.

Um jovem está usando o Orkut em seu computador
Imagem: Geração/FDR

A Verdadeira História do Orkut

O Orkut nasceu em 2004, mas sua criação não tem ligação direta com o Brasil, como afirmou o ministro.

Por outro lado, a plataforma foi desenvolvida por Orkut Büyükkökten, um engenheiro turco, que trabalhava no Google na época. O nome da rede social vem daí mesmo que você imaginou ─  “Orkut” é o sobrenome do seu criador.

Sem dúvida, a rede social foi popular no Brasil, conquistando milhões de usuários, mas sua origem é estrangeira. Orkut vendeu sua rede para o Google 4 anos após sua criação, em 2008. Neste ano, inclusive, foi o maior sucesso aqui no país.


O erro do ministro e as reações nas redes sociais

A declaração de Toffoli, ao afirmar que o Orkut foi “criado por brasileiros“, gerou uma onda de reações nas redes sociais.

Muitos internautas não demoraram a apontar a falha do ministro, com alguns usando o termo “fake news” para descrever a informação equivocada.

Além disso, diversos usuários compartilharam o momento da fala, lembrando que o Orkut foi um produto de um engenheiro turco, e não brasileiro.


O Legado do Orkut no Brasil

Apesar da polêmica em torno da declaração de Toffoli, o legado do Orkut no Brasil é inegável. Afinal, a plataforma foi uma das pioneiras no país e desempenhou um papel fundamental na introdução das redes sociais para milhões de brasileiros.

Ainda hoje, muitos brasileiros lembram com carinho do Orkut e da forma como ele revolucionou a interação online entre as pessoas. E claro, a grande maioria sabe, que de brasileiro, o Orkut só tem o coração.

Moysés BatistaMoysés Batista
Moysés é Bacharel em Letras pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Além de ter entregue mais de 10 mil artigos em SEO nos últimos anos, tem se especializado na produção de conteúdo sobre benefícios sociais, crédito e notícias nacionais.