SALESóPOLIS, SP — O preço dos combustíveis não preocupa só os consumidores brasileiros, mas também o poder público. O governo anunciou uma investigação para desvendar os motivos da alta nos preços depois das reduções de preços definidas pelas refinarias.

(Foto: I.A/Sora)
No dia 3 de julho a AGU (Advocacia Geral da União) abriu uma investigação formal sobre preços nos combustíveis. Há suspeitas de que distribuidoras e revendedores não estão repassando ao consumidor as reduções que já foram autorizadas nas refinarias.
A AGU afirmou que foram apontadas pela Secretaria Especial de Análise Governamental, da Casa Civil e a Secretaria Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, do Ministério de Minas e Energia, indícios de “práticas anticoncorrenciais” na formação dos preços da gasolina, de óleo diesel e de GLP.
“Os elos de distribuição e de revenda de gasolina, óleo diesel e GLP, considerado todo o território nacional, não reajustam seus preços de forma proporcional aos reajustes realizados pelas refinarias, em detrimento dos consumidores”, informou a AGU em nota.
O que será investigado sobre o preço dos combustíveis?
Diversos fatores influenciam o preço dos combustíveis no Brasil. Além do petróleo internacional, impostos, margens de lucro e custos de transporte do país impactam o preço.
No entanto, a investigação da AGU busca identificar se os postos de combustíveis estão repassando nas bombas a diminuição de preço que as refinarias estão lhes proporcionando.
Isso significa que os distribuidores estariam com uma margem de lucro acima do esperado, já que embora estejam pagando mais barato pelo produto, mantiveram o valor final alto para os consumidores.
Segundo a AGU, esses distribuidores estão aplicando “valores inferiores à redução praticada pela refinaria, dando aos distribuidores e revendedores uma ‘renda adicional, absorvida em suas margens, em prejuízo aos consumidores“.
Fatores que Afetam o Preço dos Combustíveis
- Preço internacional do petróleo: Mudanças globais afetam os custos;
- Impostos: Parcelam significativamente o valor ao consumidor;
- Distribuição e logística: Custos de transporte e distribuição.