Como pedir ressarcimento dos descontos do INSS: Passo a Passo liberado

SALESóPOLIS, SP — Se você foi vítima de descontos indevidos do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), saiba que é possível solicitar ressarcimento. O processo começa com a compreensão de como tudo funciona.

inss
Como pedir ressarcimento dos descontos do INSS: Passo a Passo liberado

Nesta quinta-feira (3) o STF (Supremo Tribunal Federal) aprovou um plano de devolução dos descontos indevidos que visa beneficiar muitos aposentados prejudicados por esses erros. 

O que são descontos indevidos do INSS?

Descontos indevidos do INSS são valores retirados incorretamente dos benefícios dos aposentados por associações representantes desse público. Assim que identificada a irregularidade, é possível solicitar a devolução desses valores.

A Controladoria Geral da União investou e descobriu que esses descontos estavam acontecendo desde 2019. Pelo menos 1,2 milhão de pessoas já registraram reclamações sobre o desvio do seu dinheiro, e o governo se comprometeu a devolver esses valores.  

Passo a passo para solicitar ressarcimento

Para a devolução será considerado o período de 2020 a 2025, quando segundo o governo federal 9 milhões de pessoas tiveram descontos indevidos em seu benefício do INSS. 

A devolução corresponderá ao valor total descontado de cada segurado, corrigido pela inflação, com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). A correção será feita a partir do mês de cada desconto até o pagamento.

  • Entre no site ou aplicativo Meu INSS
  • Informe seu CPF e a senha cadastrada
  • Siga para “Do que você precisa?”
  • Digite: “Consultar descontos de entidades”
  • Caso tenha descontos, marque se foram ou não autorizados
  • Informe email e telefone para contato
  • Declare se os dados são verdadeiros
  • Confirme no botão “Enviar Declarações”

Ainda não foi divulgado um calendário oficial, mas a expectativa é de que os valores comecem a ser devolvidos a partir de 24 de julho. 

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com