VITóRIA DA CONQUISTA, BA — Você sabe que pode obter sua CNH gratuita? Se está inscrito no CadÚnico, é possível! Recentemente, uma lei foi sancionada, permitindo que famílias cadastradas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal recebam o custeio completo da Carteira Nacional de Habilitação.

(Imagem: IA/Sora)
O Poder Executivo sancionou a lei na última segunda-feira, 30/06, o texto altera o Código de Trânsito Brasileiro para destinar parte dos recursos arrecadados com multas para custear a CNH gratuita. Antes porém os valores gerados a partir das multas eram destinadas a outras finalidades.
Portanto, com essa medida o Governo pretende cobrir os custos de todas as etapas da habilitação dos motoristas de baixa renda.
Entenda o CadÚnico
O Cadastro Único, conhecido como CadÚnico, é uma ferramenta do governo para identificar famílias de baixa renda. Assim, ele viabiliza o acesso a diversos programas sociais. Agora, com a nova legislação, esse cadastro abre portas para que famílias em situação de vulnerabilidade consigam a CNH sem custo.
Quem conseguir a CNH de Graça?
De acordo com a Rádio Senado, a CNH gratuita é para as pessoas que atendem aos seguintes requisitos:
- Inscritos no CadÚnico
- Famílias de baixa renda
- Participantes de programas sociais federais
Passo a passo para solicitar a CNH Gratuita
- Verifique seu cadastro: Certifique-se de seu CadÚnico esteja atualizado.
- Procure o Detran: Entre em contato com a unidade do Detran mais próxima para informações sobre a CNH de graça
- Aguarde a aprovação: Após a solicitação, espere a análise e aprovação do pedido.
Em resumo, ter uma Carteria Nacional de Habilitação pode gerar diversas oportunidades, especialmente com novas oportunidades de emprego.