Nos últimos anos, diversas iniciativas de programas de incentivo ao consumo com CPF na nota fiscal se popularizaram no Brasil. Em 2025, essa prática continua gerando benefícios para os consumidores.
O CPF na nota fiscal não só facilita a identificação do comprador, mas também pode resultar em devoluções financeiras surpreendentes.
Aliás, em algumas regiões do país, você pode acumular valores significativos, com prêmios que chegam a até 1 milhão de reais.
Como funciona o CPF na Nota Fiscal?
O conceito por trás do CPF na nota fiscal é simples: ao informar seu CPF durante uma compra, você se inscreve em sorteios e incentivos do governo.
Além de ser uma prática que combate a sonegação fiscal, ela permite que o consumidor concorra a diversos prêmios. Também é possível receber uma porcentagem do valor de suas compras de volta.
Em 2025, vários estados mantêm e até ampliam esses programas, oferecendo desde descontos em impostos até prêmios em dinheiro.
Quais estados devolvem dinheiro com o CPF na Nota Fiscal?
Dentre os estados brasileiros que implementaram essa prática, alguns se destacam pela generosidade das devoluções. Veja onde você pode ser premiado:
- São Paulo: o programa Nota Fiscal Paulista devolve uma parte do ICMS pago em compras realizadas no estado.
- Minas Gerais: no “MG Nota Fiscal”, o consumidor pode acumular créditos que podem ser trocados por descontos ou prêmios em dinheiro.
- Distrito Federal: o “Nota Legal” do DF oferece sorteios regulares e também permite que os cidadãos utilizem os créditos acumulados para pagar impostos.
- Rio de Janeiro: no “Nota Carioca”, o programa de cashback e sorteios continua a atrair consumidores que utilizam o CPF na nota fiscal.
Esses programas, de fato, são uma excelente forma de incentivar a cidadania fiscal e devolver parte dos recursos ao consumidor.
Em algumas edições, como no caso do sorteio do prêmio de 1 milhão de reais, o valor da premiação pode ser extremamente significativo.
Como participar e maximizar os benefícios?
Participar é simples: basta informar seu CPF em cada compra realizada em estabelecimentos participantes.
No entanto, antes disso, pode ser necessário fazer o cadastro no portal do seu município para participar do programa local.
Embora os valores devolvidos variem, quanto mais você consumir com o CPF na nota, maiores são as chances de ganhar. E a devolução, na maioria dos casos, ocorre através do abatimento de valores em impostos.